O Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM) é um guia sobre psicopatologias dedicado principalmente à prática clínica para auxiliar no diagnóstico e tratamento, mas também é utilizado por estudantes e pesquisadores.
CALDEIRA, Camila Lopes; FRANÇOIA, Carla Regina. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais e os critérios do Transtorno de Personalidade Borderline. Psicologia Argumento, v. 35, n. 90, 2017.
Relembrando os Transtornos de Neurodesenvolvimento, analise as afirmações abaixo:
I. O Transtorno específico da aprendizagem é compreendido como o déficit de capacidades mentais genéricas que apresentam como consequência fragilidades no funcionamento adaptativo, de maneira que o sujeito não consegue atingir independência e responsabilidade.
II. Quando direcionamos ao contexto do déficit constante na interação e na comunicação social, bem como a presença de comportamento, atividades ou interesses recorrentes, é sobre o Transtorno de Comunicação que nos referimos.
III. O Transtorno que é definido por graus prejudiciais de desorganização, desatenção e/ou impulsividade é o TDAH ou o déficit de atenção e hiperatividade.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, V.
Alternativa 2:
V, V, V.
Alternativa 3:
F, F, F.
Alternativa 4:
F, F, V.
Alternativa 5:
V, F, F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
ALTERNATIVA 4: F-FV
Explicação:
PÁGINAS: 47-48 E 49
A sequência correta é F,F,V. Alternativa 4. Transtorno específico da Aprendizagem é um conceito geral que abrange inúmera condições neurológicas distinstas entre si. Ela descreve as dificuldades que o sujeito tem na obtenção de determinadas habilidades de aprendizagem básica.
Transtorno Específico da Aprendizagem
Dentre esses transtornos pode-se identificar a dislexia, discalculia e disortografia. Encontra-se outros transtornos:
- Transtorno do Espectro Autista
- Transorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
- Transtornos de comunicação
- Deficiência intelectuais
A investigação precoce é fundamental para que a aprendizagem não tenha prejuízos. Isso evita estigamatizações às crianças como lerdas ou desajeitadas e proporciona aos profissionais da educação a correta abordagem pedagógica.
Sobre Transtorno Específico da Aprendizagem: https://brainly.com.br/tarefa/11243188
#SPJ2