Filosofia, perguntado por leandrooliveira9417, 4 meses atrás

O maniqueísmo é uma filosofia religiosa sincrética e dualística fundada e propagada por Manes ou Maniqueu, filósofo cristão do século III, que divide o mundo simplesmente entre Bom, ou Deus, e Mau, ou o Diabo. A matéria é intrinsecamente má e o espírito, intrinsecamente bom. Com a popularização do termo, maniqueísta passou a ser um adjetivo para toda doutrina fundada nos dois princípios opostos do Bem e do Mal. "Contra o maniqueísmo, Agostinho de Hipona (Santo Agostinho). Discorra sobre a visão maniqueísta do mesmo filósofo:​

Soluções para a tarefa

Respondido por BrenoSousaOliveira
1

O maniqueísmo defendia a falsa ideia de que Deus não poderia ser o Criador da matéria, pois a matéria é algo mau.

Fé Cristã e filosofia

O maniqueísmo foi uma filosofia religiosa que fundiu-se com a fé Cristã, ela era baseada em um princípio gnóstico que dizia que o criador da matéria era o demiurgo, ou seja, um deus mau. Isso porque a matéria é corruptível e por ela ser corruptível era culpada de todo o mal.

Sabendo disso Maniquel afirmava que era impossível Deus ser o Criador da matéria, pois se a matéria é essencialmente má e Deus fosse o Criador da matéria, Deus também seria considerado algo mau. Por isso deveria haver uma dissociação entre a matéria e o espírito.

Para saber mais sobre fé Cristã, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/39295297

#SPJ4

Anexos:
Perguntas interessantes