História, perguntado por Gilmaria89, 1 ano atrás

O Malleus Maleficarum ("O martelo das bruxas") foi escrito em 1486 por dois monges dominicanos. Ao longo dos séculos seguintes, essa obra se converteu em um manual primordial para a Inquisição, sendo utilizado por magistrados, sacerdotes, ou seja, todos os “julgadores” católicos e protestantes. Confira abaixo algumas das questões levantadas pelo livro: "QUESTÃO: Se a crença na existência de seres como as bruxas é parte essencial da fé católica, manter com obstinação opinião contrária tem um manifesto conteúdo de heresia? QUESTÃO: Para produzir algum efeito de magia o diabo tem que colaborar intimamente com o bruxo, ou se um sem o outro, isto é, o diabo sem o bruxo ou inversamente, pode produzir esse efeito? [...] QUESTÃO: Qual é a fonte do aumento das obras de bruxaria? E de onde provem que a prática da bruxaria tenha crescido em tão notável medida? QUESTÃO: [...] Porque as mulheres são as principais adeptas às superstições malignas? Porque a superstição se encontra antes de tudo nas mulheres? [...] QUESTÃO: As bruxas que são parteiras matam de diferentes maneiras as crianças concebidas no útero, e tentam um aborto; ou se não fazem isso, oferecem aos demônios os recém nascidos?"

Diante de sua influência durante esses séculos, o Malleus Maleficarum é uma das obras mais conhecidas sobre bruxaria, um documento fundamental para entendermos esse período histórico. Considerando as informações citadas e o contexto no qual a obra foi produzida, analise as afirmações abaixo:

I - O documento confirma a superstição exacerbada da sociedade desse período.
II - Trata-se de um documento que encorajava a busca e a punição das pessoas suspeitas de se entregarem ao diabo.
III - A existência de um documento como esse confirma o "pecado" como uma circunstância criminal, passível de julgamento.
IV - O horror religioso ao pecado contribuiu com o estabelecimento de uma atmosfera de pessimismo e inquietude, onde a justiça dos homens se tornou mais dura do que nunca.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
I, II e III, apenas.

Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.


Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
48

I é verdadeira. O documento revela a crença em bruxas e demônios, algo que é explicado por um modelo cultural baseado nas crendices, e não na razão.

II é verdadeira, descrevendo como se deveria perseguir estas pessoas, e como puni-las.

III é verdadeira. Se assim não o fosse não haveria "punições" para os hereges e nem se defenderia a tortura para as pessoas suspeitas de "bruxaria".

IV é verdadeira, algo que encontrava ainda mais força no fato de não haver, na época, ideias básicas sobre a dignidade humana.[

É correta a alternativa 5.

Respondido por Leropgn
6

Resposta: todas as sentenças estão corretas então a alternativa 5 e a correta

Explicação:

Perguntas interessantes