“(...) o mais notável efeito da divisão do trabalho não é aumentar o rendimento das funções divididas, mas torná-las solidárias. Seu papel, em todos esses casos, não é simplesmente embelezar ou melhorar sociedades existentes, mas tornar possíveis as que, sem elas não existiriam. (...) É possível que a utilidade econômica da divisão do trabalho tenha algo a ver com esse resultado, mas, em todo caso, ele supera infinitamente a esfera dos interesses puramente econômicos...”(DURKHEIM, E. Da Divisão do Trabalho Social. 1978, p. 30).Considerando a abordagem sociológica Durkheimiana, é CORRETO afirmar que a divisão do trabalho: *
a) Tem um papel essencialmente econômico, possibilitando a existência da solidariedade social.
b) Desenvolve a individualidade, tornando os indivíduos mais independentes.
c) Tem relação com a melhoria nas condições de vida nas sociedades industriais.
d) - Cumpre uma função essencial para a sociedade, que é gerar união social.
e) Tem como objetivo desenvolver o processo produtivo para o aumento da produção
Soluções para a tarefa
A divisão do trabalho possui um importante papel social: além dos fatores econômicos, garante a coesão social (D).
Émile Durkheim, sociólogo francês nascido no século XIX, teoriza sobre o processo social e suas características. Através do seu olhar empírico e experimental, Durkheim cria teorias acerca de como a sociedade funciona e é engendrada.
Sua teoria mais famosa é o Funcionalismo, que afirma que a sociedade funciona como um organismo biológico: caso um determinado "órgão para de funcionar", o corpo estará arruinado. Essa lógica ocorre com a sociedade também: caso um grupo social decaia, a sociedade toda sofre com isso, que é o conceito de anomia.
Para ele, as instituições (família, escola, religião) são ferramentas de socialização e de regulamentação. Elas influenciam na concepção moral dos indivíduos e estabelecem ditames morais e comportamentais aos membros da sociedade.
Link: brainly.com.br/tarefa/17424291