Saúde, perguntado por nathygoncn, 1 ano atrás

"O maior problema da Dentística Restauradora era a falta de adesão dos materiais restauradores às estruturas dentárias, a qual permitia uma infiltração marginal, que leva à descoloração marginal, fraturas marginais, reincidência de cárie, sensibilidade pós-operatória e reações pulpares. A odontologia adesiva iniciou através da introdução da técnica do condicionamento ácido do esmalte que cria uma descalcificação seletiva, formando poros que na superfície do esmalte aumenta o embricamento mecânico pela penetração da resina formando o que se chama de “tags”, permitindo a adesão. A dentina é um tecido histologicamente complexo, predominantemente tubular, com a presença de umidade e prolongamentos odontoblásticos, fatores estes que dificultam a adesão dos materiais a sua superfície. Com a evolução dos sistemas adesivos, conseguiu-se uma melhora na capacidade de adesão e redução da microinfiltração marginal em dentina."



Considerando esse contexto, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:



( ) Na execução dos preparos cavitários, é necessário a instrumentação da dentina com instrumentos rotatórios e manuais, para que ocorra o desgaste e corte da mesma, formando a smear layer.

( ) A smear layer é constituída por materiais orgânicos, inorgânicos, lipídeos e microrganismos da cavidade bucal.

( ) A instrumentação na superfície da dentina, é denominada smear superficial, e quando se deposita na parte interna do túbulo dentinário, obstruindo-o, é chamada de smear plug.

( ) A smear layer é uma estrutura diretamente envolvida nos procedimentos restauradores, não pode ocasionar o vedamento dos túbulos dentinários, protegendo o complexo dentino-pulpar.

Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:

Escolha uma:
a.
V - F - V - V.

b.
V - V - V - V.

c.
V - F - V - F.

d.
V - V - V - F.

e.
F - F - V - F.

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
12

A alternativa correta é a c.  V - F - V - F.

O termo “smear layer” é mais usado para descrever os microfragmentos ou microdetritos deixados sobre a dentina durante o preparo cavitário.

O termo também se aplica a qualquer tipo de fragmento produzido iatrogenicamente pelo corte ou desgaste, não somente da dentina mas também do esmalte, cemento e mesmo da dentina do canal radicular.

Espero ter ajudado.


anaaav: tá errada
marianafreire2: errado, certo é VVVF
Respondido por dpliver
35

Resposta:

V, V, V, F

Explicação:


BrunaaLinss: V,V,V,F - corrigida pelo AVA
Perguntas interessantes