História, perguntado por eseduardo357, 6 meses atrás

O Maio de 1968 foi um movimento político na França que, marcado por greves gerais e ocupações estudantis, tornou-se ícone de uma época onde a renovação de valores veio acompanhado pela proeminente força de uma cultura jovem. Sobre o movimento de Maio de 1968 mas a alternativa que explica os principais motivos que levaram os estudantes franceses durante o mês de maio de1968 a realizar intensos protestos?
0 pontos
O descontentamento com o sistema político e econômico em vigor na França durante a presidência socialista do General Charles de Gaulle. Reivindicavam uma nova forma de tratar a economia e o emprego, chamado de “socialismo libertário”.
A insatisfação da manutenção da participação de jovens soldados franceses na Segunda Guerra Mundial, assim como eram contra a ocupação francesa em parte do território alemão que gerava grandes baixas militares principalmente entre os soldados mais jovens.
Protestava contra o regime de segregação racial em vigor na França desde o fim da Segunda Guerra Mundial, dessa forma era um movimento que combatia a discriminação racial, social e econômica em uma França conservadora.
A insatisfação dos jovens estava diretamente relacionada com a falta de liberdade e de respeito dos estudantes dentro da estrutura das universidades francesas, criticavam também a organização da sociedade capitalista europeia e defendiam a libertação feminina


ferreirasantossara: 1c 2c
igorvasconcelos40: 1d 2c ta certo

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1

É correta a alternativa D, já que os protestos (que começaram em 2 de Maio de 1968) estavam ligados diretamente com a condição de vida dos estudantes universitários: protestaram na ocasião contra a divisão dos dormitórios estudantis por gênero.

Este protesto acabou ganhando grande adesão da comunidade francesa não exatamente por sua pauta específica, mas pelo sentimento de rejeição a um modelo social e econômico bastante conservador e que se tornou cada vez mais impopular naquele país. Os protestos depois teriam adesão dos intelectuais e dos trabalhadores urbanos, se tornando cada vez mais abertamente críticos do modelo social francês como um todo.

Perguntas interessantes