Física, perguntado por fer7614, 10 meses atrás

o magnetismo ajuda a curar doencas e aliviar dores?​

Soluções para a tarefa

Respondido por matheusdacostacidral
1

Resposta: Imagine um aparelho que emite campos magnéticos 40 mil vezes maiores do que o campo magnético da Terra sendo direcionado para o seu crânio. Os pulsos produzidos por esse dispositivo penetram cerca de 3 cm em uma pequena área do cérebro.

Após uma série de aplicações, são capazes de gerar mudanças nos neurônios, ativando-os ou inibindo-os dependendo dos objetivos -que vão de tratar uma depressão a melhorar a criatividade ou a resistência.

Parece ficção científica, mas o procedimento acima já é realidade para alguns brasileiros. Chamado de estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr), o método já é aprovado para o tratamento de depressão em países como Canadá, Austrália e Israel.

No dia 26 de janeiro, a FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora dos EUA, avaliará os resultados de estudos para decidir se libera o tratamento no país.

Por aqui, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamentou o uso do aparelho de EMTr em março de 2006. Há dois meses, após seis anos de pesquisa com o método, o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo) decidiu liberá-lo para uso clínico em depressão.

O próximo passo será pedir a inclusão do tratamento no SUS e nos planos de saúde -atualmente, quem quer receber os pulsos magnéticos fora de protocolos de pesquisa precisa desembolsar R$ 300 por sessão.

Explicação:

Sim

Perguntas interessantes