História, perguntado por joyce4444, 1 ano atrás

O machismo está ligado somente á questão feminina ou a direitos das mulheres e dos homens? Explique de forma clara e com informações corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por tankian422
8

O patriarcado pode ser considerado o alicerce da sociedade contemporânea, é uma autoridade imposta ao homem institucionalmente, que os colocam acima das mulheres em ambiente domiciliar e em todas as outras organizações sociais como: consumo, legislação, política, cultura, produção e etc. O papel da mulher socialmente é inferior ao dos homens em todos os quesitos, seja economicamente, profissionalmente, fisicamente e emocionalmente.

Os homens se destacam em todos os pontos, sempre esbanjando força, inteligência, competência e resistência. Com a facilidade da internet é muito comum encontrar críticas ao posicionamento do movimento feminista nas redes sociais ou em portais de notícias.

As justificativas são as piores possíveis em relação à luta pelos direitos iguais, “Mulher quer direitos iguais, então vai carregar um saco de cimento ou objetos pesados” ou “Não quer sofrer abuso, coloca um vestido mais longo.”

Esses grandes atrasos intelectuais geram problemas sociais gravíssimos e desigualdades gigantescas na vida de milhares mulheres que ocupam o globo. Expressões como “sexo frágil” ou “a mulher veio da costela do homem” são declarações machistas reproduzidas ano após ano que continuam deixando o patriarcado reinar na sociedade contemporânea e diminuem a figura da mulher, colocando os homens como donos do poder e da dominação.

As leis de proteção à mulher são fracas e também ajudam a piorar a imagem de “mulher é frágil e precisa de proteção”, legitimando o machismo estrutural da sociedade.

Os homens exercem opressão sobre as mulheres mesmo sem saber, pois a partir do momento em que nascem já são colocados papeis importantíssimos na sua vida, dos quais bebês do sexo feminino são excluídas. Um exemplo disso é a questão do homem brincar com objetos que simulam profissões importantes e que exigem força, enquanto as mulheres são ensinadas desde sempre que sua função é única e exclusivamente criar bebês, cozinhar e cuidar da casa.

Os homens, em muitos casos, não tem a noção do quanto é privilegiado na sociedade patriarcal, apenas por ser do sexo masculino. Isso porque o patriarcado é institucional, ele está em todas as áreas da vida: em casa, no trabalho, nas escolas, igrejas, comércios e etc.

Alguns exemplos que caracterizam o patriarcado na sociedade são: os salários das mulheres são inferiores aos dos homens até hoje; os maiores cargos das empresas ainda são assumidos por homens; o homem é considerado a autoridade suprema dentro de casa, nas igrejas e em muitas outras situações.

É claro que muitos homens alegam a não intenção de fazer parte do sistema machista e patriarcal que reprime as mulheres, mas, apenas pelo fato de usufruírem dos benefícios que a sociedade os concede, já estão legitimando o patriarcado e prejudicando a posição das mulheres na sociedade.

Perguntas interessantes