O lugar onde vivo . Oh, meu amado lugar, Como é bonito te ver! Contemplar tuas terras E o aconchego perceber! Agora através destes versos Vou te fazer conhecer! . Aqui tem um ar puro, Que vale a pena respirar. O ruim é que falta emprego, Pra alguns adultos trabalhar! Mas não falta o sorriso, Dessa gente do meu lugar! . Moro no meio do sertão, Mas barragem tem pra pescar. Aqui as estradas são de barro, Mas nela a gente pode brincar. O povo não tem muito dinheiro, Mas um bom sorriso sabe dar. . O meu lugar é bem simples, Mas aqui tem um museu! Onde guarda suas histórias, Que o tempo envelheceu. Tem até casa de farinha Que o sustento nos deu. . Quando olho pro passado, Vejo que não era diferente. Casinha simples e pequena Que abrigava muita gente. Embora o pouco que tinha, Todos viviam contentes! . Todo dia no meu sertão, Vou pra escola e aprendo. Ouço bem meus professores Seus conselhos compreendo, Que estudar é necessário Pois mudar o mundo pretendo. . O meu lugar para mim É o melhor espaço que há, Tem muitas dificuldades, Um calor que é de amargar, Mas meu povo do sertão Com tudo isso sabe lidar. . Vou concluindo meus versos Pois tenho que terminar, Mas nesta última estrofe Uma mensagem tem que ficar Que não precisa ser rico Pra felicidade encontrar. . De José Luiz, aluno vencedor em 1º lugar na categoria Poema do estado do Ceará em 2019 na OLP Escrevendo o Futuro – São Gonçalo do Amarante, juntamente com a professora Roberta Sousa.
3. Um verso que apresenta uma linguagem coloquial, muito comum em situações informais, é: *
a) “Aqui tem um ar puro”
b) “O ruim é que falta emprego”
c) “Que vale a pena respirar.”
d) “Pra alguns adultos trabalhar!”
5. O verso que se inicia com a conjunção que expressar a ideia de oposição é: *
a) “Mas aqui tem um museu!”
b) “Tem até casa de farinha”
c) “Embora o pouco que tinha”
d) “Quando olho pro passado”
me ajudem rapido e prova
valendo 25 pontos pra quem me ajudar rapidoooo
Soluções para a tarefa
Olá! A resposta correta são:
[Qualqer duvida só olhar as imagens acima]
3). D)
4). A)
Espero ter lhe ajudado:)
3. Há linguagem coloquial no verso:
d) “Pra alguns adultos trabalhar!”
5. Há conjunção que expressa oposição em:
a) “Mas aqui tem um museu!”
Linguagem coloquial
3. O que evidencia o uso de linguagem coloquial é a palavra "pra", contração da preposição "para" com o artigo "a". Esse uso é muito comum na linguagem informal, popular, presente na fala cotidiana e em situações informais de comunicação.
Na linguagem formal, seria usada a preposição "para".
Conjunção
5. "Mas" é uma conjunção coordenativa adversativa. Ela liga orações coordenadas, estabelecendo relação de oposição entre elas.
A classificação e o sentido estabelecido pelas outras conjunções:
- b) não há conjunção;
- c) "embora" - conjunção subordinativa concessiva; estabelece ideia de concessão (fato que se opõe a outro, mas não consegue impedi-lo);
- d) "quando" - conjunção subordinativa temporal; estabelece ideia de tempo.
Mais sobre conjunções em:
https://brainly.com.br/tarefa/7386800
#SPJ3