O lucro é frequentemente associado à ganância, avareza, usura e outros vícios. Mas não todo e qualquer lucro. Afinal, o fato da atividade empresarial ser rentável não é imoral. A obtenção de lucro pode não ser um ato virtuoso, mas também não é necessariamente um vício. Além disso, o critério para definir o “lucro ético” varia culturalmente. No caso brasileiro, nos parece que a imoralidade reside no lucro exorbitante que, apesar da dificuldade de determinação, pode ser minimamente compreendido. Se a Ética pode se compatibilizar com o êxito empresarial, parece que isso é possível se compreendermos o lucro como um processo complexo e tivermos critérios para distinguir o que é “lucro abusivo” ou “exorbitante”. Neste sentido, o Estado tem um papel fundamental.
Fonte: NIGRO, Rachel. A tensão entre lucro e ética. 2014. Disponível em: . Acesso em: Fev. 2019.
A esse respeito, analise as afirmações a seguir, assinalando V para a afirmação verdadeira e F para a afirmação falsa:
( ) O Estado tem uma posição da intervenção, consentida na repressão do aumento abusivo dos lucros e na tentativa de eliminação das concorrências e dominação de mercado.
( ) A atuação do Estado é “uma necessidade no sistema capitalista” e por meio da doutrina tradicional pode intervir na economia quando a iniciativa privada praticar o aumento exorbitante dos lucros.
( ) É comum a disputa entre o setor privado e seus interesses econômicos e os chamados “interesses públicos” entrarem em rota de colisão ocasionando disputas políticas e convocando a sociedade a se pronunciar.
( ) O modelo capitalista baseado na lucratividade da iniciativa privada é o modelo econômico adotado no Brasil. Entretanto, o “aumento abusivo dos lucros” pode e deve ser motivo de intervenção estatal na economia.
Considerando essas afirmações, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V, V.
Alternativa 2:
V, V, F, F.
Alternativa 3:
F, F, V, V.
Alternativa 4:
F, V, V, F.
Alternativa 5:
F, V. V, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
A alternativa correta é a 3)
O estado não deve intervir na economia, porém, se por acaso houver de fato um aumento absurdo no preço de qualquer tipo de bem ou serviço, é necessário que haja uma intervenção estatal.
É comum que haja de conflito de interesses entre estado e empresas, geralmente as grandes, pois as empresas visam o máximo de lucro, não todas, mas boa parte delas.
Espero ter ajudado!
beatriz321612:
Todas as afirmativas estão corretas ! O texto indicado pela fonte da questão, confirma todas essas alternativas!
Respondido por
0
Resposta correta e a Alternativa 2 - VVFF
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Pedagogia,
7 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás