O lucro de uma empresa é dado pela lei L(x) = -x² + 8x – 7, em que x é a quantidade vendida (em milhares de unidades) e L é o lucro (em milhares de reais). a) Determine os valores de x para os quais o lucro é positivo. b) Calcule a quantidade que se deve vender para se obter lucro máximo. c) Determine o lucro máximo
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) { x ∈ R / }
b) A quantidade que se deve vender é 4 reais.
c) O lucro máximo é 9 reais.
Explicação passo-a-passo:
Para o lucro ser positivo:
Ao calcular bhaskara e encontrar as raízes:
As raízes são os pontos em que a função "corta" o eixo X, e o número que multiplica o x² na função L(x) indica a concavidade da função, como esse número é negativo (-1), sabemos que a concavidade é virada para baixo.
Logo, todos os números para X que estão entre 1 e 7 são positivos, indicando que o lucro também será positivo.
a) { x ∈ R / }
-----------------------------------------
O valor máximo de uma função pode ser descrito pelos x vértice e y vértice.
O x vértice representa a quantidade que se dever obter para alcançar o maior y possível.
b) A quantidade que se deve vender é 4 reais.
-----------------------------------------
O y vértice representa, por sua vez, o lucro máximo atingido.
c) O lucro máximo é 9 reais.
No intervalo 1 ≤ x ≤ 7 a função do lucro da empresa possui valores positivos. O ponto x onde a quantidade de vendas é máximo é x = 4. O lucro máximo da empresa é de 9 milhares de reais.
Para resolvermos esse exercício, temos que aprender o que é uma equação do segundo grau. Uma equação do segundo grau ax² + bx + c é uma equação polinomial de grau 2, com o formato de concavidade (caso a seja maior que 0, a função possui o formato de U).
Para encontrarmos as raízes de uma função do segundo grau, que são os valores de x para onde a função possui valor 0, devemos utilizar a fórmula de Bhaskara.
Assim, para determinar os valores de x para os quais o lucro da empresa é positivo, devemos encontrar as raízes da lei do lucro da empresa. Assim, sabendo que a função possui o formato ∩ (pois o coeficiente a da função é -1), saberemos que os valores de x entre as raízes determinam valores de lucro positivo para a empresa.
Aplicando os coeficientes da função L(x) = -x² + 8x – 7 na fórmula de Bhaskara, com a = -1, b = 8, c = 7, temos:
Assim, para x = 1 e x = 7, a função do lucro da empresa possui valor 0. Com isso, no intervalo 1 < x < 7 a função do lucro da empresa possui valores positivos.
Para encontrarmos o ponto de lucro máximo, devemos utilizar a fórmula Xv = -b/2a, onde a = -1 e b = 8. Assim, temos que o ponto x onde a quantidade de vendas é máximo é Xv = -8/2*-1 = -8/-2 = 4.
Para encontrarmos o lucro máximo, devemos substituir o ponto x de lucro máximo na função do lucro. Assim, temos que o lucro máximo é L(4) = -4² + 8*4 – 7 = -16 + 32 - 7 = 9 milhares reais.
Para aprender mais, acesse https://brainly.com.br/tarefa/45656615
![](https://pt-static.z-dn.net/files/dda/03ed16c3f28c4a2125777a5ebbd496e1.png)