Pedagogia, perguntado por marianacamargo91, 11 meses atrás

O lobo e o leão Um Lobo, que acabara de roubar uma ovelha, depois de refletir por um instante, chegou à conclusão que o melhor seria levá-la para longe do curral, para que enfim fosse capaz de servir-se daquela merecida refeição, sem o indesejado risco de ser interrompido por alguém. No entanto, contrariando a sua vontade, seus planos bruscamente mudaram de rumo, quando, no caminho, ele cruzou com um poderoso Leão, que sem muita conversa, de um só bote, lhe tomou a ovelha. O Lobo, contrariado, mas sempre mantendo uma distância segura do seu oponente, disse em tom injuriado, com uma certa dose de ironia: "Você não tem o direito de tomar para si aquilo que por direito me pertence!" O Leão, sentindo-se um tanto ultrajado pela audácia do seu concorrente, olhou em volta, mas como o Lobo estava longe demais e não valia a pena o inconveniente de persegui-lo apenas para lhe dar uma merecida lição, disse com desprezo: "Como pertence a você? Você por acaso a comprou ou, por acaso, terá o pastor lhe dado como presente? Por favor, me diga, como você a conseguiu?" ESOPO. Fábulas completas. São Paulo: Moderna, 1997, p. 122
O texto acima é uma das famosas fábulas de Esopo. A fábula é uma narrativa fantástica na qual animais falam e contam uma narrativa em prol de um valor moral. Ao ler essa fábula sobre o viés da produção de enunciados significativos, pode-se dizer que o diálogo entre o leão e o lobo:
a) coloca em xeque as relações sociais do mundo dos homens.
b) promove uma aproximação irônica entre o sistema comercial dos homens. c) traz uma visão diferenciada sobre a ideia de propriedade privada.
d) promove uma discussão irônica sobre o conceito de “direitos” e, por consequência, sobre o sistema judiciário.
e) repete as relações sociais que envolvem os mais fracos reclamando com os mais poderosos.

Soluções para a tarefa

Respondido por 2maybe
43

Resposta: promove uma discussão irônica sobre o conceito de “direitos” e, por consequência, sobre o sistema judiciário.

Explicação: Não se pode falar em relações comerciais uma vez que o a ovelha fora roubada/capturada em mais de um momento, sem enfatizar na questão da propriedade privada. Da mesma forma não é mera simetria entre fracos e poderosos, já que o lobo é tomado de coragem para criticar o leão e exigir direitos.

Respondido por Danas
5

A fábula apresentada nos leva a uma discussão sobre o que são "direitos" e também nos leva a uma discussão sobre o sistema judiciário, já que estão intimamente ligados, o texto não nos faz refletir sobre o poder legislativo, mas não é algo comum a todos os países do mundo (alternativa D).

As pessoas possuem direitos e deveres, mas nem sempre o poder judiciário é capaz de proteger as pessoas ou de punir os culpados por infligir alguma lei.

O poder judiciário é falho, principalmente em países subdesenvolvidos como o Brasil.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/25297272

Anexos:
Perguntas interessantes