ENEM, perguntado por talissonba, 1 ano atrás

O lixo eletrônico, antes visto como coisa de países desenvolvidos, se torna cada vez mais uma realidade da América Latina, como aponta estudo da ONU, divulgado na reportagem a seguir:


Brasil produz 36% do lixo eletrônico da América Latina, mostra estudo
País gerou 1,4 milhão de toneladas de resíduos, mostra estudo da GSMA.
Região é responsável por 3,9 milhões de toneladas de lixo eletrônico.



A América Latina gerou 9% dos resíduos eletrônicos do mundo em 2014, a maioria no Brasil (36,16%), enquanto Chile e Uruguai foram os maiores produtores per capita desse tipo lixo na região, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira (1º).
Um estudo da Associação de Empresas da Indústria Móvel (GSMA) e da Universidade das Nações Unidas advertiu, hoje, que a quantidade desses resíduos, ou "e-waste", está crescendo no mundo, e superou os 40 milhões de toneladas em 2014, e que nos próximos quatro anos subirá entre 5% e 7% por ano na América Latina.
Na mesma linha, o documento "E-Waste na América Latina: Análise estatística e recomendações de política pública" ressalta que 9% do lixo eletrônico produzido na região corresponde a 3,9 milhões de toneladas, e se prevê que esse número chegue a 4,8 milhões de toneladas até 2018.
A maior parte desses resíduos, que abrangem desde pequenos eletrodomésticos, monitores de televisão e telefones celulares, foi gerado no Brasil, que em 2014 produziu 1,4 milhão de toneladas, o que é atribuído à "grande quantidade de moradores".
Disponível em: . Acesso em: 04 dez. 2015.

A importância do descarte adequado do lixo eletrônico começa a preocupar as autoridades. Tendo lido a reportagem e com base em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a resposta correta identificando a razão pela qual é importante dar o destino adequado ao lixo tecnológico:

Escolha uma:
a. O Brasil não precisa se preocupar com o lixo eletrônico já que, como somos um país de economia relativamente pequena, não produzimos, ainda, uma quantidade alta desse tipo de lixo.
b. Como o lixo é altamente tóxico, os governos da América Latina não têm medido esforços para conter o avanço dos efeitos nocivos do lixo eletrônico.
c. O lixo eletrônico é considerado de alta periculosidade por carregar diferentes metais, não metais e elementos tóxicos à natureza.
d. A proximidade das indústrias e do governo visa garantir que o processo de reciclagem do lixo eletrônico possa atingir 100% dos produtos descartados. Segundo a reportagem, esse número já passa de 70%, atualmente.
e. A criação de projetos de lei específicos para a gestão do lixo eletrônico, nos remete a discussões importantíssimas que já estão em estágio avançado de negociação, dominando a mídia e os debates políticos.

Soluções para a tarefa

Respondido por milianyalves
34
CORRETA = O lixo eletrônico é considerado de alta periculosidade por carregar diferentes metais, não metais e elementos tóxicos à natureza
Respondido por GRAAPS
24
O lixo eletrônico é considerado de alta periculosidade por carregar diferentes metais, não metais e elementos tóxicos à natureza

camillamascarenhas: O lixo eletrônico é considerado de alta periculosidade por carregar diferentes metais, não metais e elementos tóxicos à natureza
Perguntas interessantes