Filosofia, perguntado por calmante, 1 ano atrás

O livro mais conhecido de Nicolau Maquiavel, O Príncipe escrito em 1513 e publicado postumamente em 1533, foi inserido no Index Librorum Prohibitorum (lista de livros proibidos pela Igreja católica) em 1559 pelas mãos do papa Paulo IV, sendo que essa foi uma das muitas controversas a envolver o conteúdo desse clássico.
Avalie se as afirmações abaixo estão corretas em se tratando dessas outras controvérsias.
I. Ao sistematizar conselhos destinados ao governante, condottiere ou príncipe, Maquiavel acabou com quaisquer inspirações que os tiranos pudessem ter em livros e tratados
II. Seu nome passa a ser usado tanto como adjetivo, quanto de substantivo, mas ambos de forma pejorativa
III. Seus conselhos são um valioso material histórico acerca da formação dos Estados-nacionais.
IV. Seu estudo não serviu para que os dominados pudessem defender a liberdade e a soberania do Estado

Soluções para a tarefa

Respondido por IandrAlves
60

Resposta: AV1

1- B

2- E

3- A

4- C

5- E

Explicação:

Respondido por AnthonioJorge
27

Nicolau Maquiavel (1469-1527) inaugura uma nova era do pensamento político. Com ele, a política tende a se afastar do pensamento especulativo ético e religioso para ganhar uma certa autonomia. Logo, as alternativas II e III são verdadeiras.

Por isso os manuais de filosofia classificam seu pensamento como "realismo político", o que significa desvincular a política da ética, da teoria e do sagrado e tratá-la como objeto próprio.

Um exemplo clássico deste realismo político está no capítulo XV de sua principal obra, O Príncipe (escrito em 1513 e publicado em 1531, após a morte do autor). Neste capítulo, Maquiavel diz buscar a verdade efetiva das coisas, sem se perder na busca de como as coisas deveriam ser. Diz ele:

  • quem, num mundo cheio de perversos, pretende seguir em tudo os ditames da bondade, caminha inevitavelmente para a própria perdição.

Implica-se, assim, que quando há necessidade para remédios extremos contra males extremos, o político deve sim adotar tais remédios. Tal tipo de observação vincula-se a uma visão pessimista do homem. O político não deve confiar no aspecto positivo do homem, mas sim constatar o seu aspecto negativo e agir em consequência disto, não hesitando ser temido.

Devido a este pensamento que Francisco Guicarddini (1482-1540) resumiu a doutrina de seu contemporâneo na fórmula mais conhecida até hoje, escrita pelo poeta romano Ovídio:

  • os fins justificam os meios

Conheça mais sobre Maquiavel em: brainly.com.br/tarefa/20719422

Anexos:
Perguntas interessantes