O livro História da Sexualidade I – A Vontade de Saber (1976), de Michel Foucault, apresentou uma história da sexualidade (mais tarde chamada de genealogia), discutindo a partir do século XVII o sentido repressor (pensando em relações de poder) sobre o vocabulário "sexo" e "sexualidade" e, concomitantemente, uma proliferação de discursos sobre a sexualidade (criação de uma scientia sexualis), que tratou de normatizar, produzir saberes e estabelecer normas. Sobre a questão do poder, o autor investigou um complexo jogo de vontades (forças) que se opõem, incitando aquilo que reprime, o que Foucault chama de hipótese repressiva.
Sobre a questão do poder, considere as afirmativas:
I – uma nova formulação que considera falar exaustivamente de maneira a regular aquilo que parece ser reprimido, como forma de produzir a ideia que fazemos do sexo.
II – criar uma nova verdade do sexo, que traz não só uma forma exaustiva de falar sobre, mas também de nomear e catalogar as variações, separando cuidadosamente as perversões patológicas do sexo "são" e do "normal".
III – não está mais relacionado com descobrir uma verdade, mas com criar o lugar e também os interlocutores em que os discursos sejam tidos como verdadeiros.
Assinale a alternativa correta sobre as afirmações em relação a questão do poder para Michel Foucault:
Escolha uma:
a. apenas I está correta.
b. apenas I e II estão corretas,
c. apenas III está correta.
d. I, II e III estão corretas.
e. apenas II e III estão corretas.
A resposta correta é: I, II e III estão corretas..
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta correta é I, II e III.
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás