O livro didático (LD) é uma das principais ferramentas utilizadas por docentes e estudantes em suas atividades pedagógicas. Esse fato justifica a relevância da análise crítica de LD pelas(os) professoras/professores. A seguir, é apresentada uma imagem contida em um LD abordando a adição. Observe:
Fonte: Barreto e Maia (2005, p. 6).
Produza uma análise a respeito da imagem anterior, considerando as ideias e discussões propostas nesta Unidade, como os conceitos da Teoria Antropológica do Didático, da praxeologia e do Campo Conceitual Aditivo, sinalizando as potencialidades e limitações dessa proposta didática.
BARRETO, M. C.; MAIA, M. G. B. Articulação entre operações aritméticas e sistema decimal: uma avaliação do livro didático. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. Fortaleza, Faced/Nave/UFC, 2005.
Soluções para a tarefa
Resposta:
o livro didático como recurso pedagógico deveria pautar-se na
afirmação de que “Sua utilização só produz bons resultados quando se sujeita ao comando do professor, secundada pela criatividade daquele a quem cabe manobrar competentemente esse recurso em sintonia com tantos outros, através do lúdico, materiais como tampinhas, pedrinhas, passando pelo material dourado chegando ao quadro valor construído com materiais cotidianos e ábaco.
Explicação passo-a-passo:
respondido
Resposta:
È para vc fazer uma narrativa sobre a imagem.
Explicação passo a passo:
A minha ficou assim.
Ao ver a imagem entendo que a matéria em aula já foi respondida e
que o professor já tenha dado outro exemplos com os alunos, são maneira simples de explicar uma á adição, adição e´combinação de dois números em um único número, denominado soma, total ou resultado. Adicionar mais números corresponde a repetir a operação.
Mas ... Felizmente este é um estigma que vem sendo mudado ao longo do tempo, dentro das escolas, acredito que alguns alunos só decoram apenas o que é necessário para realizar as provas e depois esquecem.
Na prática é o oposto o estudo da teorias antropológicas, didática, que propõe a ideia de que o professor deve adequar as aulas para que os alunos entenda melhor, deve colocar-se em prática objeto de estudo para que o aprendizado seja mais compreendido...
Sendo assim, o professor busca trazer para o
contexto em que o aluno está inserido, elementos da vida dele para
relacionar com a matéria. Esse processo pode ser mais afetivo, assim o aluno compreenderá, e além do professor adaptar a prática de aula com
materiais jogos, brincadeiras, essa prática do ensino e aprendizagem de matemática tende a ser muito mais eficaz e motivadora para o aluno e até mesmo para professor.
(Se gostou da um coraçãozinho e Estrelas)