O livro As Pupilas do Senhor Reitor, de Júlio Dinis, marcou a transição do período romântico português para o período realista da literatura. Sobre o trecho acima, podemos afirmar que
(A)
utiliza a norma culta da língua para representar um diálogo coloquial, para representar a comunicação entre pessoas, marca do período romântico de transição.
(B)
expressa a linguagem oral de maneira fidedigna ao português falado na época, sem operar adaptações literárias da língua ao texto escrito.
(C)
se vale coloquialismos, regionalismos e gírias para imprimir tom mais realista à situação de comunicação expressa no trecho.
(D)
exagera na erudição e eloquência nas falas das personagens o que a caracteriza como uma obra do romantismo em contraposição às obras do realismo.
(E)
articula diversos tipos de linguagem para a composição dos diálogos, característica da inovação estilística dada pelo realismo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
No trecho do livro "As púpilas do Senhor Reitor" do autor Júlio Dinis, percebemos que a alternativa que afirma a ideia demonstrada é a LETRA E.
Conseguimos notar no trecho da questão traços de realismo, marcados pelo uso dos diálogos formando uma história. Mas para além disso, o autor Júlio Diniz, também é um escritor que em todos os textos escolheu se mostrar como um estudioso do realismo, por isso as características em sua obra são marcantes.
Outro aspecto notável que comprova a afirmação da letra E, é o uso da linguagem formal no começo do diálogo, demonstrado pelo uso da palavra "senhor", e logo depois a troca por um estilo informal.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás