Português, perguntado por amandadamasso, 6 meses atrás

O linguista suíço Ferdinand de Saussure foi o primeiro a estabelecer que a linguagem humana compreendia dois aspectos fundamentais: a língua e a fala. Para ele, a língua é um produto social presente na totalidade dos membros de uma comunidade linguística. A fala, por sua vez, é um fenômeno individual e representa uma realização concreta da língua em momento e lugar determinados. Quando falamos, emitimos uma série de sons, porém estes não são realizados de uma mesma maneira por todos os membros de uma comunidade linguística.

Assim, a língua e a fala não ocorrem separadas, ambas são interdependentes, a língua é, ao mesmo tempo, o instrumento e o produto da fala. Desta maneira, língua e fala constituem a linguagem humana: a língua representa o código comum de comunicação entre todos os membros de uma comunidade, enquanto a fala é a materialização da língua em situação de uso de cada indivíduo dessa comunidade.

Dada a distinção que há entre as noções de língua e fala, analisemos a seguinte situação:

Você é fonoaudiólogo(a) em uma unidade básica de saúde (UBS) do estado de São Paulo. Certo dia, João (5 anos) chegou ao seu consultório acompanhado da mãe. Veja a situação problema em que João se encontra.

A partir do relatado, estabeleça em termos gerais a relação que há entre a atuação do Fonoaudiólogo e a importância dos componentes da Fonética e da Fonologia na prática clínica desse profissional.

Soluções para a tarefa

Respondido por jessicaalvesverar
1

Resposta:  Padrão de resposta esperado

O fonoaudiólogo é o profissional que, entre outras funções, trabalha com aspectos relacionados às alterações da fala. Para tanto, este profissional deve conhecer bem os aspectos articulatórios e acústicos envolvidos na produção da fala e também ser capaz de avaliar a organização fonológica do sistema da língua em que atua, identificando possíveis desvios e/ou atrasos no seu desenvolvimento.

O conhecimento fonético e fonológico é imprescindível para que haja avaliação e diagnóstico adequados e também o tratamento dos distúrbios da fala, quer seja no plano da organização mental dos sons (componente fonológico), intervindo para auxiliar o paciente no estabelecimentos das regras fonológicas abstratas da língua, quer seja no plano da expressão (aspectos fonéticos relacionados a articulação dos sons).

Explicação:

Perguntas interessantes