Filosofia, perguntado por araujoadriana76, 1 ano atrás

O liberalismo faz a defesa da propriedade privada, considerada um dos fundamentos da existência humana e sua relação com a produção da vida. Mas qual é a extensão da propriedade? Ela se limita aos bens materiais, a propriedade intelectual ou mesmo ao próprio corpo? Rousseau foi um dos críticos a propriedade privada, mesmo sendo um pensador liberal. Julgue as afirmativas abaixo sobre esta questão e assinale a alternativa correta:

1- Para Rousseau, a propriedade do corpo é considerada um bem comum, que deve servir aos interesses sociais. Por isso, ele era um árduo defensor do trabalho escravo.

2- A liberdade é um bem inviolável, contudo a propriedade privada é a posse de um indivíduo com interesses pessoais sobre algo que pertencia a todos. Para Rousseau um mal que temos que conviver.

3- Rousseau considerava que a propriedade privada nasceu da tomada de uma parte da terra, que era de livre acesso a todos, por um indivíduo. Assim, segundo o pensador francês, nasceu a desigualdade material entre os homens.

4- Para Rousseau a propriedade não é natural, como muitos dos pensadores liberais pregavam. Era uma construção social segundo ele.
ALTERNATIVAS

Somente as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.


Somente as alternativas 2, 3 e 4 estão corretas.


Somente as alternativas 1, 3 e 4 estão corretas.


Somente as alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.


Todas as alternativas estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Packye
2
b- Somente 2, 3 e 4 estão corretas.

Rousseau era contra a escravidão. Segundo ele o homem é dono de si próprio, e o "direito à escravidão" era algo totalmente ilegítimo já que, "direito" e "escravidão" são coisas completamente contraditórias. 
Podemos assim afirmar que a alternativa 1 é incorreta.
Perguntas interessantes