O liberalismo, enquanto corrente do pensamento político e econômico, foi um desdobramento do Racionalismo e do Iluminismo. Um dos pioneiros liberais foi John Locke, o pensador inglês considerava que o ser humano é um animal que necessitava ser domesticado, civilizado. Para ele, educar para o convívio de respeito às leis e cultuar bons valores permitiria a construção de uma sociedade melhor. Assinale a alternativa correta em relação ao liberalismo enquanto doutrina política e econômica. Alternativas Alternativa 1: O liberalismo não admite a liberdade plena, por mais que a definição não expressa suas restrições. Ser liberal é ter o princípio da fraternidade religiosa como lema. Alternativa 2: Locke considera o ser humano capaz de ser civilizado. Ele é um "papel em branco". As boas práticas devem ser ensinadas. A liberdade é uma condição de uma sociedade racional e organizada para o benefício da comunidade. Alternativa 3: O liberalismo valoriza a crença em um Deus único e o considera como princípio vital para o desenvolvimento de um convívio social seguro e estável. Para os liberais, o cristianismo é a única forma teológica de garantir a paz social. Alternativa 4: O ser humano, para Locke, assim como para todos os liberais, é cheio de vícios. Raramente, ele tem a capacidade de agir de forma racional. Seria, segundo o pensador liberal, impossível educar e civilizar o ser humano plenamente. Alternativa 5: Todo o liberal defende a teoria do poder divino. Consideram o rei como principal agente da paz. Assim como Hobbes, Locke defende a autoridade absoluta e intervencionista da monarquia como solução para os problemas dos conflitos sociais.
Soluções para a tarefa
Alternativa 2:
Locke considera o ser humano capaz de ser civilizado. Ele é um "papel em branco". As boas práticas devem ser ensinadas. A liberdade é uma condição de uma sociedade racional e organizada para o benefício da comunidade.
Página 75 do livro =P
1 é falsa, pois o liberalismo se baseia, acima de tudo, na ideia de que os cidadãos devem ser livres para agirem de acordo com as suas próprias inclinações, tanto na política quanto na economia.
2 é verdadeira, de modo a liberdade nascia de um respeito consciente a um conjunto básico de regras, garantindo a liberdade dos outros.
3 é falsa, pois o liberalismo valoriza a posição laica na política, separando-a da religião.
4 é falsa, pois o ser humano seria uma folha em branco.
5 é falsa, pois os liberais defendem que os cidadãos devem participar da política e apontam o poder do rei fundamentado em uma ideia divina como um equívoco.