Pedagogia, perguntado por XemanuellaX, 1 ano atrás

O liberalismo ascende enquanto projeto político e econômico com as chamadas revoluções liberais dos séculos XVII e XVIII. Na ruptura com o Estado absolutista, centralizado na figura do monarca e sustentado por uma sociedade de castas, surge a concepção da igualdade, liberdade e fraternidade entre os seres humanos. Locke, Rousseau e Montesquieu foram alguns dos pensadores clássicos do liberalismo. Sobre as teses liberais, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correspondente:

1- O liberalismo se sustenta na condição de igualdade absoluta entre os seres humanos, inclusive a material. Para os liberais, os interesses sociais devem ser regidos pelo Estado. O poder público controla a maioria dos serviços e a produção dos bens de consumo em benefício da coletividade.

2- Fundado na liberdade individual, o liberalismo considera a individualidade fundamental. É o interesse de cada um que, necessitando dos demais, move a convivência social. Contudo, para atingirmos a satisfação coletiva e a maioria das necessidades particulares é necessário constituirmos um pacto entre os componentes da sociedade.

3- Muitos liberais defendem a tese do Estado mínimo. O principal interesse é que o poder público reduz ao máximo sua intervenção na vida da sociedade e, por consequência, na de cada componente social. Com a liberdade correspondendo em direitos e deveres, cabe a cada um fazer a sua escolha e arcar com as responsabilidades do que escolheu.

4- A livre concorrência é uma das bases do liberalismo. A liberdade de associação, assim como de buscarmos executar uma vontade dentro do ambiente social, é um direito. Contudo, deve-se conter o indivíduo quando sua conduta fere o direito do outro ou ameaça a ordem social.

Soluções para a tarefa

Respondido por raquelzinhanaves
1
alguem sabe a resposta....

XemanuellaX: oi não tenho certeza 2,3 e 4
raquelzinhanaves: que pag vc achou
Respondido por kellynhaSotnas
2
Pela  leitura que fiz nas páginas  23 e 24, creio que é a alternativa 3, pois nela fala do Estado Mínimo (p.24), que é defendido pelo Liberalismo.
Perguntas interessantes