O leite é um produto obtido da secreção das glândulas mamárias de fêmeas mamíferas. Sua composição química é dada por uma mistura complexa de lipídeos, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. O leite é extraído mediante ordenha, para que o processo seja adequado vários cuidados devem ser tomados, por exemplo, os animais devem estar limpos e secos. O ordenhador deve ter boa saúde e antes de começar a ordenha deve lavar cuidadosamente as mãos e obedecer ao protocolo de higienização, pois nesse caso a pessoa pode proporcionar quantidades variáveis de microrganismos, sendo o maior risco a contaminação por patógenos chegar ao leite através do ordenhador. O leite por ser um alimento muito nutritivo as bactérias se desenvolvem rapidamente por isso, os cuidados na obtenção do leite são fundamentais para que o leite apresente o mínimo de contaminação possível.
O que pode causar uma grande contaminação durante o processo de extração do leite, ou seja, durante a ordenha?
Escolha uma:
a. Uma forma de contaminação importante é constituída pelo exterior das tetas, se estiverem sujas de terra, de esterco e, de material das camas.
b. Uma forma de contaminação importante é quando a vaca está com bezerro perto.
c. Uma forma de contaminação importante é quando é feita apenas uma ordenha manual, após higienização das mãos.
d. Uma forma de contaminação importante é quando é feita apenas uma ordenha mecânica.
e. Uma forma de contaminação importante é quando o animal está limpo, sem sujeira de terra, de esterco e, de material das camas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
56
Uma forma de contaminação importante é constituída pelo exterior das tetas, se estiverem sujas de terra, de esterco e, de material das camas.
Respondido por
2
A produção de gado de leite é simples, mas requer cuidados constantes, como a limpeza dos ambientais em que os animais estão, a limpeza das tetas, higiene básica do local de ordenha e dos ordenhadores ou das maquinas de ordenha (alternativa A).
As vacas ficam deitas por bastante tempo e o barro pode contaminar a teta e o leite, causando problemas de qualidade com o leite e levando a vaca a desenvolver uma mastite.
Caso as vacas deitem logo após a ordenham, o esfíncter mamário servirá de porta de entrada para agentes patogênicos, podendo vir a desenvolver mastite, é por isso que sempre deve ser feito o pré-dipping e o pós-dipping das tetas.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/25034310
Anexos:
Perguntas interessantes