Pedagogia, perguntado por saueressignandapaula, 9 meses atrás

O legado de Paulo Freire trouxe esperanças para as práticas educativas na EJA. Apela para a constituição de uma atmosfera de intenso respeito às pessoas dos educandos respeitando as diferentes concepções de vida, mesmo que sejam distintas de seus educadores. Outro elemento a ser respeitado é a linguagem do aluno, seus modos de ser e falar. Na proposta metodológica freiriana existe uma constatação na qual: ninguém educa ninguém, e nem mesmo um sujeito é capaz de sozinho educar-se. Freire defendia que os seres humanos costumam educar-se juntos, em comunhão, tendo o mundo como mediador. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler : em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. p. 79.

Leia com atenção as afirmações a seguir relacionadas às contribuições de Paulo Freire à EJA e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Para Paulo Freire a leitura de uma palavra, de uma frase, bem como de uma sentença, jamais poderá ser vista como ruptura com a leitura do mundo.
II. ( ) Paulo Freire insistia que é impossível a pronúncia do mundo, enquanto ato de criação e recriação, se não existe amor na ação educativa.
III. ( ) Freire compreendia que as pessoas que não amam o mundo, não amam suas vidas, nem aos outros, por isso, não conseguem dialogar.
IV. ( ) Freire defendia que estavam equivocadas as práticas educativas que depositam ideias de um sujeito no outro.
V. ( ) Paulo Freire confidenciou que foi alfabetizado bem longe do quintal da casa dele, em uma opressiva e excludente experiência educacional.

F, V, V, V e F.
F, V, V, F e V.
V, F, F, F e V.
V, V, V, V e F.
V, F, V, F e V.

Soluções para a tarefa

Respondido por adriana7635
10

Resposta:

V, V, V, V e F.

Explicação: Paulo Freire compreendia que a leitura da palavra, da frase, da sentença, nunca fundou uma ruptura com a leitura do mundo. Ele persistia na ideia de que não é possível a pronúncia do mundo, enquanto ato de criação e recriação, se não há amor na atuação educativa. Freire abarcava que as pessoas que não amam o mundo, não amam suas vidas, nem aos outros, não alcançaram nenhum diálogo. Ele falava que estavam erradas as práticas educativas que depositavam ideias de um sujeito no outro.

Perguntas interessantes