O lazer ora atua como veículo da educação, ora como objeto da educação. O lazer como veículo de educação leva em conta sua potencialidade de desenvolvimento pessoal e social nos indivíduos. Neste sentido, Marcellino (2000, p. 50-51) considera que ele cumpre objetivos consumatórios e instrumentais.
MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.
Dentro dessa temática, analise as afirmativas abaixo considerando os objetivos instrumentais.
I. Pode parecer um “nada fazer”, mas, ao contrário, como veículo educativo, carrega um imenso potencial de descoberta, tanto pessoal, quanto do mundo à nossa volta.
II. Estão ligados à contemplação ao relaxamento e ao prazer que tais práticas propiciam. Desfrutar desses momentos como veículo educativo pode fomentar momentos de profunda crítica e criatividade.
III. São aqueles associados à realidade concreta e sua compreensão. Há um desenvolvimento pessoal e social envolvido nessas práticas. A sensibilidade, em vários aspectos, é estimulada pelas atividades recreativas.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
I, III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III.
Soluções para a tarefa
I e II referem-se aos objetivos consumatórios. O que se pede são os objetivos instrumentais. Resposta correta é
alternativa 3.
Apenas a III
Resposta: III, apenas.
Explicação: Livro Recreação e Lazer (Unicesumar) pag 74 e 75.
Afirmativas I e II são objetivos consumatórios estão ligados ao
relaxamento, à contemplação e ao prazer que tais práticas propiciam. Pode parecer um “nada fazer”, mas, ao contrário, como veículo educativo, carrega um imenso potencial de descoberta, tanto Lazer e o Duplo Processo Educativo pessoal, quanto do mundo à nossa volta. Então,
desfrutar desses momentos como veículo educativo, pode fomentar momentos de profunda crítica e criatividade.
Afirmativa III são objetivos instrumentais são aqueles associados à realidade concreta e sua compreensão. Há um desenvolvimento pessoal e social envolvido nestas práticas. A sensibilidade, em vários aspectos, é
estimulada pelas atividades recreativas...