Biologia, perguntado por let9icianessa, 1 ano atrás

O lançamento de dejetos humanos em rios, mares e lagos é uma forma habitual de poluição das águas. O despejo desse material aumenta a quantidade de nutrientes disponíveis no ambiente, fenômeno conhecido como eutrofização. Ao atingir uma massa de água, esses resíduos iniciam uma sequência de eventos que podem conduzir a sérios problemas. A respeito dessas ocorrências e de suas consequências, podemos afirmar:
Escolha uma:
a. Haverá déficit de nitrogênio e fósforo e excesso de oxigênio, que levará a um desequilíbrio entre a flora e a fauna.
b. Haverá escassez de nitrogênio e fósforo, que resultará em morte de algas microscópicas planctônicas.
c. Haverá proliferação de algas e, consequentemente a diminuição de oxigênio, reduzindo a taxa fotossintética.
d. Os excessos tanto de fósforo quanto de nitrogênio levarão ao déficit de algas planctônicas limitando a fauna local.

Soluções para a tarefa

Respondido por LuisFelipe2468
71
Alternativa C ) Bom, com o despejo de matéria orgânica nos rios, lagos há uma alta concentração de nitrato e fósforo o que implicará no aumento de algas no local.Porém após um tempo essas algas diminuirão a taxa de fotossíntese pois ficarão na superfície irão tampar a entrada da luz. Após esse processo,consequentemente, haverá diminuição da concentração de oxigênio na água
Respondido por celiomarteo
3

Resposta:

LETRA C - Haverá proliferação de algas e, consequentemente a diminuição de oxigênio, reduzindo a taxa fotossintética.

Explicação:

Com grande quantidade de nutrientes disponível, diversas mudanças podem ocorrer na comunidade aquática, dentre elas o aumento de determinadas espécies e diminuição de outras. Dentre as espécies que mais se reproduzem em ambientes eutrofizados estão as algas, cianobactérias e bactérias aeróbias.

O excesso de nutrientes pode ser um fator extremamente importante para aumentar o número de algas e cianobactérias do fitoplâncton em um ambiente (floração).  O aumento excessivo desses seres forma uma camada que faz com que a luz solar seja impedida de passar, o que, consequentemente, afeta o processo de fotossíntese realizado por algas e plantas aquáticas. Isso causa a morte dos organismos fotossintetizantes que não estão localizados nas camadas mais superficiais.

Perguntas interessantes