História, perguntado por lukasspfc, 10 meses atrás

O lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima e Nagasaki, em 6 de agosto de 1945, provocou a rendição incondicional do Japão, na Segunda Guerra. Nesse momento, o mundo ocidental vivia a dualidade ideológica, capitalismo e socialismo. Nesse contexto, o lançamento da bomba está relacionado com :

5 pontos

a) O descompasso entre o desenvolvimento da ciência, financiado pelos Estados beligerantes, e Os interesses da população civil.

b) A busca de hegemonia dos Estados Unidos, que demonstraram seu poder bélico para conter, no futuro, a União Soviética.

c) A persistência da luta contra o nazi-fascismo, pelos países aliados, objetivando a expansão da democracia.

d) A difusão de políticas de cunho racista associadas a pesquisas que comprovassem a superioridade da civilização europeia.


cjha5354: hi
richardhonorioalves: hello

Soluções para a tarefa

Respondido por matheusteteufjp900zw
421

Resposta:

Letra B

A busca de hegemonia dos Estados Unidos, que demonstraram seu poder bélico para conter, no futuro, a União Soviética.


fernandolucasktt: obrigado
Francisconicolle8: vlw
Respondido por EduardoPLopes
167

É correta a alternativa B, tendo sido o lançamento da bomba atômica, que havia sido apenas recentemente desenvolvida pelos Estados Unidos, uma forma de demonstrar para o mundo e para a União Soviética o vasto poder militar dos Estados Unidos.

Na época o mundo vivia a fase final da Segunda Guerra Mundial, e os esforços de guerra do Japão já estavam se esgotando, tendo todos os aliados do país (Itália e Alemanha) já sido derrotados. Lançar a bomba, mais que uma forma de fazer com que os japoneses se rendessem rapidamente, era uma forma de "mandar um recado" para o resto do mundo sobre a hegemonia e o poderio estadunidense, que apenas cresceria nas décadas seguintes.

Perguntas interessantes