O lançamento contábil é muito mais do que utilizar corretamente o método das partidas dobradas, é uma forma de registrar os fatos ocorridos na entidade de forma que reflitam a verdadeira situação econômica, financeira e patrimonial. É como se a contabilidade fosse uma forma de contar a história da empresa, demonstrando tudo o que acontece. É justamente por isso que o contador precisa desenvolver o raciocínio lógico, de forma a conseguir transformar um fato real em um registro contábil.
Elaborado pelo professor, 2021.
Considerando a interpretação do fato que o contador precisa ter para efetuar corretamente a contabilização, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Se uma grande companhia contratar um empréstimo no dia 03/06 no valor de R$ 1.000.000,00 para ser pago no dia 15/06, ou seja, no mesmo mês, não é necessário contabilizar o valor dos juros a apropriar.
PORQUE
II. Se o empréstimo é contratado e quitado dentro de um único período, o valor total dos juros é reconhecido como despesa exclusiva daquele período, assim não há necessidade de apropriação parcial de juros como acontece em empréstimos que são pagos em várias parcelas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
Sobre interpretação dos fatos contábeis e a sua contabilização:
A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
Qualquer juros é reconhecido, sempre, mesmo que seja reconhecido no mesmo período, isso só faz retirar a obrigação da empresa de reconhecer o apropriação parcial de juros, já que se encerrou no mesmo período em que o empréstimo foi feito.
Quando o empréstimo é feito a longo prazo e os juros são pagos mensalmente, reconhecer eles parcialmente a cada parcela é necessário, principalmente se a empresa tiver mais de um empréstimo a ser pago, é uma forma se saber os seus gastos mensais com juros.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Alternativa correta é Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Gabarito liberado