O lado a de um triângulo abc tem 12 cm e o perímetro 27. Calcular os outros dois lados, sabendo-se que a distância entre as intersecções das bissetrizes interna e externa com o lado a e seu prolongamento é de 16 cm.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Olá Gabriel!
A questão será solucionada aplicando o corolário que trata sobre a bissetriz interna e externa. Em seguida, a definição do Círculo de Apolonius. Mas, se preferir, podes utilizar o Teorema da bissetriz interna para concluir.
Inicialmente, desenhe um triângulo ABC, qualquer, de base BC. Em seguida, trace as bissetrizes do vértice A, conforme enunciado. Tome D e D' as intersecções dos pés da bissetrizes interna e externa, respectivamente, com o lado a e seu prolongamento.
Ademais, considere o corolário abaixo:
Seja ABC um triângulo qualquer e e as bissetrizes interna e externa, respectivamente. Então, os lados adjacentes ao lado oposto ao vértice do qual partem as bissetrizes estão na mesma razão .
Em símbolos,
Onde, .
De acordo com o enunciado, . Considerando , teremos:
Além disso, segundo o enunciado, . Daí,
Aplicando o corolário,
Considerando a igualdade entre a primeira e a última razão...
Portanto, temos que , e $.
Inclusive,
Gabriel, para determinar os outros dois lados precisamos saber que:
Os pontos e são conjugados harmônicos do segmento na razão e . Com efeito, o círculo de diâmetro será o LUGAR GEOMÉTRICO dos pontos tais que
Segue.
Por fim, considerando que o perímetro vale , segundo enunciado, temos:
E,