Português, perguntado por Menezesanonimo21, 10 meses atrás

O laço cor-de-rosa

Meu avô era um homem esquisito. Eu o amava, mas sempre tinha receio de que ele inventasse alguma e nunca sabia se ele falava sério ou se brincava. Minha mãe contava muitas histórias dele, todas fantásticas. Quando ela era criança, vivia assustada pelas coisas que ele inventava. Mas, ao mesmo tempo em que assustava, meu avô sabia encantar, principalmente, as crianças, talvez porque tenha sido, ao longo da vida, uma criança grande que nunca cresceu ou cresceu contra a vontade.
Dou um exemplo. Quando minha mãe tinha a idade que eu tenho hoje, 11 anos, o pai contava que era lixeiro em Copacabana (eles moravam na Tijuca). Saía todos os dias para trabalhar, só voltava à tarde, cansado, dizia que a carrocinha dele era muito pesada, havia muito lixo em Copacabana. Quando chovia, minha mãe sofria ao imaginar que o pai dela estava apanhando chuva, catando o lixo dos outros.
Um dia, ela prometeu que, quando crescesse, não iria deixar o pai ser lixeiro, trabalharia muito, mas não deixaria o pai empurrar a carrocinha pesada pelas ruas de Copacabana, debaixo de sol ou chuva. Só mais tarde, ela ficou sabendo que era mentira do pai, ele era advogado de um banco, mas chegou certa vez a mostrar uma carrocinha de lixo, pintada de azul e amarelo, e dizer que a dele era ainda maior e mais pesada.
CONY, Carlos Heitor. O Laço Cor-de-rosa. Rio de Janeiro: Editora: ROCCO, 2002. p.5.
6No trecho “Dou um exemplo. Quando minha mãe tinha a idade [..., 11 anos...” (linha 7), a pessoa gramatical a que o verbo: TER , bem como o número, o tempo e modo de cada um são, respectivamente,
A)primeira pessoa do singular, tempo pretérito, modo imperativo.
B)primeira pessoa do singular, tempo presente, modo indicativo.
C)terceira pessoa do singular, tempo presente, modo indicativo.
D)terceira pessoa do singular, tempo pretérito, modo indicativo



Soluções para a tarefa

Respondido por chocoluan
5

Resposta:

Letra A

Explicação:

Respondido por flavianearcanjo8
0

Resposta:

descupa falar assim mas e que eu estou a horas perguntando isso e não achei a resposta.

Perguntas interessantes