Português, perguntado por estherphanesan, 9 meses atrás

O labirinto dos manuais. Há alguns meses troquei meu celular. Um modelo lindo, pequeno, prático. Segundo a vendedora, era capaz de tudo e mais um pouco. Fotografava, fazia vídeos, recebia e-mails e até servia para telefonar. Abri o manual, entusiasmado. “Agora eu aprendo”, decidi, folheando as 49 páginas. Já na primeira, tentei executar as funções. Duas horas depois, eu estava prestes a roer o aparelho. O manual tentava prever todas as possibilidades. Virou um labirinto de instruções! Na semana seguinte, tentei baixar o som da campainha. Só aumentava. Buscava o vibracall, não achava. Era só alguém me chamar e todo mundo em torno saía correndo, pensando que era o alarme de incêndio! Quem me salvou foi um motorista de táxi.— Manual só confunde – disse didaticamente. – Dá uma de curioso. Insisti e finalmente descobri que estava no vibracall há meses! O único problema é que agora não consigo botar a campainha de volta! Atualmente, estou de computador novo. Fiz o que toda pessoa minuciosa faria. Comprei um livro. Na capa, a promessa: “Rápido e fácil” – um guia prático, simples e colorido! Resolvi: “Vou seguir cada instrução, página por página. Do que adianta ter um supercomputador se não sei usá-lo?”. Quando cheguei à página 20, minha cabeça latejava. O livro tem 342! Cada vez que olho, dá vontade de chorar! Não seria melhor gastar o tempo relendo Guerra e Paz*?Tudo foi criado para simplificar. Mas até o microondas ficou difícil. A não ser que eu queira fazer pipoca, que possui sua tecla própria. Mas não posso me alimentar só de pipoca! Ainda se emagrecesse... E o fax com secretária eletrônica? O anterior era simples. Eu apertava um botão e apagava as mensagens. O atual exige que eu toque em um, depois em outro para confirmar, e de novo no primeiro! Outro dia, a luzinha estava piscando. Tentei ouvir a mensagem. A secretária disparou todas as mensagens, desde o início do ano! Eu sei que para a garotada que está aí tudo parece muito simples. Mas o mundo é para todos, não é? Talvez alguém dê aulas para entender manuais! Ou o jeito seria aprender só aquilo de que tenho realmente necessidade, e não usar todas as funções. É o que a maioria das pessoas acaba fazendo!No texto podemos observar diversos comentários realizados pelo narrador. Segundo o texto, os manuais de instruções dos aparelhos mais confundem do que ajudam e, por isso, são indicados como “labirintos” onde as pessoas se perdem. Explique porque o narrador acha isso​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
5

Resposta:

Na verdade, os manuais de aparelhos eletrônicos são verdadeiros labirintos para entendermos como usar.

O narrador tem razão de achar isso e ter ficado perdido ao comprar um celular de última linha. Quanto mais moderno o aparelho, mais difícil de entendermos seu funcionamento.

O fabricante, quando prepara o manual, não pensa naqueles que não nasceram na era tecnológica como os jovens. Alguém precisa pensar em dar explicações mais fáceis de entendimento.

Realmente, ficamos estressados ao termos de comprar um celular, pois às vezes conseguimos fazer alguma coisa, mas o mínimo, pois se não tivermos ajuda de filhos, netos ou um jovem amigo, estamos perdidos. Dá um desespero. O manual diz que é tudo fácil, mas não é bem assim.

Um exemplo é o controle de uma TV moderna. Tem muita coisa que você fica sem saber como utilizar. E bate um medo de tocar e tudo sair do lugar.

Se eu pudesse falar com os empresários, donos de fábricas de aparelhos eletrônicos, pediria para pensarem mais no adulto e idoso ao prepararem o manual do produto. Teriam de ser facilitados e com menos páginas.

Tenho certeza que aumentariam as vendas daqueles que ouvissem os apelos dos que estão insatisfeitos com esses manuais complicados e longos.

Explicação:

Perguntas interessantes