ENEM, perguntado por beletegustavo, 4 meses atrás

O Just in Time é uma filosofia que surgiu no Japão na década de 1970, e uma das mudanças inerentes a este processo é a integração de fornecedores no processo de produção da organização. A adoção desta filosofia foi um dos fatores que contribuíram para a eficiência elevada da produção japonesa. Dado este panorama, disserte sobre as principais caraterísticas do Just in Time

Soluções para a tarefa

Respondido por antonio1214
0

Explicação:

1. Máquinas sequenciadas de acordo com o processo

No just in time, você cria um fluxo na empresa, o que facilita o movimento dos materiais, otimizando o processo. E se as máquinas não estiverem no fluxo correto?

Terá que “ir e voltar” constantemente, gerando movimentos desnecessários para o processo, e consequentemente, não agregando valor.

2. Equipamentos pequenos e baratos

Para o just in time, é necessário para o processo máquinas flexíveis, que fazem justamente o que você precisa. Não é preciso ter equipamentos com capacidade de produção muito superior do que precisa.

Mas e se a demanda aumentar? Nessa situação é importante fazer uma projeção do quanto vai aumentar, e assim, de acordo com ela, aumentar a quantidade de máquinas e a forma delas produzirem.

Pois se não for feito dessa forma, você irá gastar muito com a manutenção desses equipamentos, gerando custos desnecessários. Afinal, quanto menos gasto, melhor!

3. Fluxo de uma peça só

Essa característica do just in time é de extrema importância para o sistema Just In Time. Trabalhar com uma peça por vez gera um trabalho mais específico. Isso gera alguns benefícios, mas o principal deles é: não criar lotes intermediários no processo produtivo.

Eliminando um dos desperdícios, melhorando processo como um todo, e agregando valor.

4. Célula em “U”; sentido anti-horário

Como assim célula em “U”? Fazer com que o layout das máquinas do processo seja em forma da letra “U”. Pois assim as extremidades das linhas estão mais perto uma da outra.

O benefício de se fazer isso é gerar uma comunicação muito mais próxima entre os colaboradores, podendo se ajudar e compartilhar as atividades. E por que tem que ser no sentido anti-horário?

A resposta é mais simples do que você imagina! A maioria dos colaboradores são destros, com isso, fica mais fácil para trabalhar, o que contribui para um trabalho mais rápido e contínuo no just in time.

5. Operadores multifuncionais

O just in time prima pelos colaboradores “camaleões”, ou seja, aqueles que se adaptam a qualquer ambiente. Isso é muito importante, para que, justamente dentro de uma célula, eles possam trocar de postos de trabalho.

Caso algum operador não possa ir trabalhar, é possível substituí-lo, sem perdas muito drásticas, e não comprometendo o processo como um todo

6. Trabalhadores em pé, movendo enquanto trabalham

Trabalhar sentado é muito mais confortável, eu sei. Mas isso no futuro pode ser muito prejudicial para a saúde, gerando danos à coluna.

Assim, você consegue melhorar o ambiente de trabalho, melhorando o processo, os postos, e claro, a ergonomia do colaborador.

7. Operações ergonomicamente corretas

Essa característica do just in time basicamente está dentro da anterior. Ela visa tirar as cadeiras, elevar o nível das mesas na altura dos trabalhadores, para que eles possam trabalhar de forma correta.

Ninguém merece ficar com dor, não é mesmo? Pois isso tem que ter essas mudanças nos ambientes de produção, para evitar esses problemas com a saúde.

8. Produção do sentido de Tempo Takt

Takt significa ritmo. Com isso, é importante para o processo trabalhar em ritmo constante. Ou seja, no just in time não pode haver interrupções durante a produção.

Para controlar você ver se realmente está trabalhando em ritmo, de forma correta e atendendo as necessidades do seu cliente, você pode criar uma tabela visual, chamada “tabela hora-hora”.

Assim pode ver quantas peças produziu durante uma hora e se conseguiu produzir aquilo que foi estipulado previamente.

9. Operações Standard: definidas e implementadas

Chegamos na última característica do just in time. Ela tem como propósito de que cada trabalhador tem que executar os seus trabalhos de uma forma padrão, já estabelecida. Todos eles são previamente treinados para fazer de acordo com esse processo padrão.

Com todos seguindo de forma harmoniosa esse processo padrão, as atividades serão realizadas com uma maior rapidez e também com uma qualidade superior. Caso queira saber mais sobre essas importantíssimas caraterísticas, te convido a assistir esse curto vídeo.

Nele, o renomado consultor Júlio Briales, fala sobre cada uma delas, e como funcionam na prática.

Perguntas interessantes