O juiz, ao decidir pela prisão preventiva, deve ser cauteloso. Veja:
“[...] o juiz hoje, principalmente diante dessas leis imperfeitas e que suscitam escárnio, em face do seu grotesco e ridículo, não pode despreocupar-se da sorte do cidadão e, sem maior exame, aplicar a lei, sem calcular, antes as suas conseqüências nefastas. Já se disse que a Justiça não é uma arte, mas uma ciência de bem fazer. Ante a dúvida, a interpretação deve ser a favor da liberdade.” (TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo penal. 22. ed. São Paulo: Saraiva, 2000. v. 3, p. 543.)
Em que momento a prisão preventiva pode ser decretada?
A
A prisão preventiva é cabível em qualquer fase da investigação policial ou do processo penal.
B
A prisão preventiva é cabível somente se a contenção do indiciado foi imprescindível para as investigações do inquérito policial.
C
A prisão preventiva é cabível quando o indiciado não tiver residência fixa.
D
A prisão preventiva é cabível quando o investigado não fornecer elementos necessários ao esclarecimento de sua identidade.
E
A prisão preventiva é cabível para garantir ao acusado o direito de aguardar em liberdade o transcorrer da persecução penal.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
letra "b"- A prisão preventiva é cabível somente se a contenção do indicado foi imprescindível para as investigações do inquérito policial
janeteansiliero:
Voce tem certeza que a resposta é a letra B?
Respondido por
10
Resposta Correta: Letra A
A prisão preventiva é um instrumento processual que pode ser utilizado pelo juiz durante um inquérito policial ou já na ação penal, devendo, em ambos os casos, estarem preenchidos os requisitos legais para sua decretação.
Perguntas interessantes