ENEM, perguntado por Gabrielalima7587, 6 meses atrás

O jovem do século 21 e os desafios com as profissões do futuro redacao

Soluções para a tarefa

Respondido por roseaneresendes
2

A inclusão de jovens no mercado de trabalho é uma grande preocupação para adolescentes e adultos recém-formados. Sabemos que entrar para o mercado de trabalho nem sempre é um processo tranquilo. Com isso, ainda é preciso enfrentar inúmeros obstáculos para inserir o jovem no mercado de trabalho, do século XXI, marcado pelas profissões do futuro. As causas desse fenômeno social estão centradas na baixa escolaridade e na falta de experiência, cenário que precisa ser revertido

Em primeira análise, a baixa escolaridade mostra-se um grande impasse para inserção dos jovens no mercado de trabalho, pois, isso resulta na falta de pessoas qualificadas para preencher a vaga de emprego. De acordo com o conceito do economista britânico Guy Standing, a palavra “Precariat” caracteriza uma classe em desenvolvimento, formada por um número crescente de pessoas que têm uma vida de insegurança, entram e saem de empregos que certificam pouco significado a suas existências. Portanto, é evidente que a baixa escolaridade é um grande desafio que os jovens enfrentam na busca de sua profissão futura.

Ademais, a falta de experiência é uma barreira para solucionar a problemática do jovem do século XXI e sua profissão do futuro, uma vez que a maioria das empresas tem essa exigência. O conceito da Indústria 4.0 mostra que o mercado de trabalho está caminhando cada vez mais rumo à eficiência, substituindo os trabalhadores por máquinas. A Quarta Revolução Industrial, marcada pela disputa entre os países mais desenvolvidos, tem como foco a produtividade e a eficiência no processo de produção. Desse modo, evidencia a falta de experiência como uma barreira para a solução do problema enfrentado pelos jovens que buscam a profissão do futuro.

Diante disso, sabemos que entrar para o mercado de trabalho nem sempre é um processo tranquilo. Portanto, cabe ao jovem pesquisar sobre a empresa, seu histórico e suas atividades atuais, realizar trabalho voluntário também é um ótimo jeito de adquirir experiência. A mídia pode conscientizar a população sobre a importância das escolas e como a baixa escolaridade afeta a vida dos jovens no futuro. Como disse o filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman: “Não é a crise que muda o mundo, mas a nossa resposta a ela”.

Respondido por ruancastro15
2

O jovem do século 21 lida com o excesso de informações, fazendo com que seja preciso que o mesmo precise desempenhar uma governança do seu tempo e direcionamento de foco muito maior do que os jovens de gerações passadas, inclusive, para que o mesmo possa aprender a lidar com as profissões do futuro.

Quais os maiores desafios enfrentados pelos jovens do século 21 em relação as profissões do futuro?

Os principais problemas os quais os jovens enfrentam hoje para se atualizarem quanto as profissões do futuro estão relacionados principalmente aos métodos de ensino que ainda não se adaptaram plenamente a novas formas de estudar, fazendo com que o ensino formal se torne cada vez mais ultrapassado do modo como o qual acontece na grande maioria das escolas hoje.

Saiba mais sobre profissões do futuro: https://brainly.com.br/tarefa/33445440

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes