História, perguntado por Eduardaakneidacosta, 6 meses atrás

O jornal getulista A Noite (3 de janeiro de 1945) comentou que Vargas não se perdia no jogo de palavras. O discurso do chefe era elaborado com base em técnicas de linguagem: usava slogans, palavras-chave, frases de efeito e repetições ao se referir às massas. Os meios de comunicação reforçavam a figura do líder com frases do tipo: "a generosa e humanitária política social do presidente Vargas", "reiterada e expressiva prova de carinho ao presidente Vargas", "a popularidade do presidente Vargas", "homenagem de respeito e testemunho de gratidão ao presidente Vargas". Esse tipo de linguagem presta-se à eliminação das oposições porque, ao se apresentar como a fala do todo, não admite contestação e seu poder de convencimento é muito eficaz.

CAPELATO, M. H. R. Multidões em cena: propaganda política no varguismo e no peronismo. São Paulo: Editora Unesp, 2009.

A propaganda política durante o governo tratado no texto se caracterizou por

a) difundir a imagem ditatorial do governo, que beneficiava o povo e garantia a ordem pública.
b) usar os meios de comunicação de massa para conquistar a empatia e o apoio do povo e controlar as críticas ao governo.
c) usufruir de maneira moderada da personalidade do governante, colocando o povo como o protagonista da política.
d) criar uma imagem positiva da política brasileira, a fim de que o povo participasse de forma mais crítica nas decisões do Estado.
e) articular as benfeitorias do Estado ao processo natural de desenvolvimento da política brasileira, tornando o líder apenas o mediador desse processo.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabibispo13
4

Resposta:

b) usar os meios de comunicação de massa para conquistar a empatia e o apoio do povo e controlar as críticas ao governo.

Explicação:

Bom o governo de Vargas tinha como base os princípios da ditadura, então é justo que ele tentasse conquistar as massas espalhando a imagem de " Homem do  povo" ( eu acho q essa é a resposta )

Respondido por heloisagoncalves745
1

A propaganda política durante a Era Vargas se caracterizou por usar os meios de comunicação de massa para conquistar a empatia e o apoio do povo e controlar as críticas ao governo. A alternativa B está correta.

A Era de Ouro do Rádio brasileiro

Getúlio Vargas tem sua governança conhecida pelo controle dos meios de comunicação, especialmente o rádio, a forma de diversão e obtenção da informação mais utilizada pela grande massa populacional do período.

Através das ondas de rádio a população brasileira era conquistada pelos programas que transmitiam músicas e novelas, assim, a assiduidade das pessoas era garantida ao longo do dia ou mesmo da noite.

Desse modo, Vargas utilizava o poder do rádio de modo muito natural, sendo parte da programação conhecida e adorada pelo grande público, se fazendo eficiente para disseminar suas mensagens políticas e sociais já que as pessoas já estavam espontaneamente conectadas com a transmissão.

Mais sobre a Era Vargas: brainly.com.br/tarefa/3425590

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes