O jornal "Folha de São Paulo" publicou, em 19/06/94, matéria sobre empresas norte-americanas que estavam falsificando suco de laranja. O produto, vendido como puro, estava sendo diluido com água. A fraude foi descoberta através de medidas de teores de isotopos de oxigênio (10 e 180). O isotopo mais pesado fica um pouco mais concentrado nas águas presentes nas plantas em crescimento, do que nas águas oriundas de fontes não biológicas. É correto afirmar que:
01) Os números atômicos destes são iguais.
02) O número de massas de 160 é 16 e indica a soma do número de prótons e de elétrons existentes no átomo.
04) O número de nêutrons nos isotopos anteriores é 16 e 18, respectivamente.
08) A distribuição eletrônica de 160 é igual à de 180.
16) O suco puro deve conter uma maior quantidade de 180.
Qual o valor da soma das alternativas corretas (ATENÇÃO: colocar somente o número que representa o valor da soma)?
Soluções para a tarefa
Boa tarde aí para você que tem que fazer a lista de química pra hoje, a resposta é 25.
01) Está correta pois como se tratam de dois isótopos, o numero atômico deles será igual.
02) Está errada pois a massa de um átomo é calculada pela soma dos prótons e dos nêutrons, e não da soma de próton e elétrons.
04) Está errada pois os valores 16 e 18 na verdade correspondem à massa dos átomos, que é a soma dos prótons e dos nêutrons e não apenas os nêutrons, a quantidade de nêutrons em ¹⁶O é 8, e em ¹⁸O é 10.
08) Está correta pois por se tratarem de isótopos eles terão a mesma distribuição eletrônica, que é baseada em seu número de prótons, no caso, 8.
16) Está correta pois como diz o texto o isótopo mais pesado (¹⁸O) está mais concentrado em águas presentes nas plantas em crescimento, ou seja, em lugares de fonte mais orgânica, sendo assim o suco puro terá uma maior concentração de ¹⁸O por ser de origem orgânica.
1 + 8 + 16 = 25
A soma das alternativas corretas em relação aos isótopos do oxigênio é 25 (1 + 8 + 16).
Corrigindo as alternativas incorretas em relação aos isótopos do oxigênio
02. O número de massa é definido pela soma de prótons e nêutrons do elementos. Os elétrons não são contabilizados porque eles são partículas de massa desprezível;
04. Os números de nêutrons dos isótopos 16O e 18O são 8 e 10, respectivamente. Esse valor é calculado por número de massa -número atômico.
Aprenda mais sobre atomística em: https://brainly.com.br/tarefa/45711891
#SPJ5