O jogo na perspectiva da prática pedagógica Inovadora coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, possibilitando uma intervenção para uma prática transformadora, onde o professor e alunos são sujeitos da história, ou seja, constroem juntos os conhecimentos. Leia o relato de algumas meninas durante o jogo QUEIMADO durante a aula de Educação Física: “Poxa professor!! Os meninos não deixam a gente pegar na bola para jogar também. Tá muito chato! Só eles brincam!”
Sendo você o professor de educação física das alunas acima, pensando na prática pedagógica que promove a participação de todos os alunos na aula, e está preocupado com as questões de gênero.
A) Elabore um pequeno TEXTO explicando 2 (duas) alterações que faria no jogo para que houvesse uma modificação da participação delas no Queimado,
B) Cite um movimento manipulativo, um locomotor e um estabilizador que aparecem no jogo do queimado
Soluções para a tarefa
Resposta:
caçado ou caçador, como se diz no Rio Grande do Sul, queimado, em Pernambuco, ou queimada, em São Paulo. Simples e popular, esse jogo com bola é muitas vezes mal aproveitado na escola. Geralmente, é subestimado e acaba sendo usado só como uma atividade de aquecimento no início das aulas de Educação Física ou em propostas livres, que se encerram no próprio jogo.
Que tal pensar em explorá-lo ao máximo, trabalhando a diversidade das formas de jogar em prol dos objetivos de aprendizagem? Foi o que fez Vinicius da Silva, professor do 5º ano da EMEF Elza Regina Bevilacqua, em São José dos Campos, a 94 quilômetros da capital paulista. "Os alunos já jogavam queimada por vontade própria, fora da escola e nos intervalos. Além de ajudá-los a refletir sobre os movimentos, quis desafiá-los com outras variedades", diz o educador.
Ele começou a sequência didática perguntando o que as crianças sabiam sobre a queimada. Elas descreveram as regras que usavam e Silva concluiu que a turma brincava da maneira tradicional. Ou seja, os jogadores são divididos em duas equipes - cada uma ocupa metade da quadra, separada por uma linha. É usada uma bola e quem estiver com ela em mãos precisa atingir membros do time rival, que por sua vez só são queimados se a bola tocar alguma parte do corpo deles e cair no chão. Se eles conseguem agarrá-la, estão salvos. Se são queimados, vão para o fundo do campo adversário, chamado morto ou cemitério. Dali, tentam atingir os oponentes com a bola. Vence a equipe que queimar todos os adversários primeiro.