O jogo de regras [...] começa a se manifestar por volta dos cinco anos, desenvolve-se principalmente na fase dos 7 aos 12 anos. Este tipo de jogo continua durante toda a vida do indivíduo (esportes, trabalho, jogos de xadrez, baralho, RPG etc.). Os jogos de regras são classificados como: sensório-motor, exemplo futebol, e intelectuais (exemplo xadrez)”De acordo com os conteúdos do livro-base O universo lúdico no contexto pedagógico sobre os jogos de regras, é correto afirmar que, na perspectiva de Piaget, para haver reciprocidade dos jogadores na aplicação das regras estabelecidas ou na elaboração de novas regras:
Nota: 20.0
A Deve-se fazer de um tudo para comprometer a reciprocidade entre os jogadores.
B
Basta que os jogadores sigam as regras sem fazer uma reflexão crítica sobre elas.
C É preciso que os jogadores sejam bem desiguais no que se refere à habilidade ou à força física, por exemplo.
D
É necessário que sejam eliminados fatores de grande desigualdade, como força física e habilidades.
Soluções para a tarefa
B
Basta que os jogadores sigam as regras sem fazer uma reflexão crítica sobre elas.
Os jogos de regras podem ser compreendidos como formas simples de atividades lúdicas realizadas dentro do contexto da Educação Infantil, que envolvem somente o entendimento das regras.
A partir daí, possibilita-se o amadurecimento destas crianças e jovens para jogos de maior complexidade, que exigem um maior potencial interpretativo.
Resposta: Resposta correta é a alternativa D - É necessário que sejam eliminados fatores de grande desigualdade, como força física e habilidades.
Explicação:
Comentário: “Piaget [...] ressalta que: ‘Para que, de fato, a reciprocidade dos jogadores na aplicação das regras estabelecidas ou na elaboração de novas regras se verifique, será preciso eliminar tudo o que possa comprometer essa mesma reciprocidade (as desigualdades devidas à sorte, às diferenças muito grandes entre os indivíduos e matéria de habilidade ou em força física etc.)’” (livro-base, p. 189).