Biologia, perguntado por yankaboccanera1535, 8 meses atrás

O Jardim Sensorial, localizado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, é constituído por diversas plantas com características marcantes. Nesse aspecto ele difere dos demais jardins, pois deixa de ser apenas uma área de lazer, passando a representar uma ferramenta de inclusão social, sendo de grande utilidade para pessoas com diversas necessidades especiais, como a visual, por exemplo.Numa atividade em um jardim sensorial, ofereceu-se a uma pessoa com deficiência visual três partes provenientes de espécies representativas de grupos vegetais: um folíolo de uma pteridófita, uma folha de uma monocotiledônea e uma flor de uma dicotiledônea. Avaliando através do tato as três partes, a pessoa identificou, respectivamente, a presença de:(A) escamas onde são produzidos os esporos; nervuras reticuladas e bainha reduzida; dez verticilos protetores que correspondem a cinco sépalas e cinco pétalas. (B) soros onde são produzidos gametas; nervuras paralelas e bainha desenvolvida; seis verticilos protetores que correspondem a três sépalas e três pétalas. (C) indúsio onde são produzidos gametas; nervuras reticuladas e bainha desenvolvida; seis verticilos protetores que correspondem a três sépalas e três pétalas. (D) soros onde são produzidos os esporos; nervuras paralelas e bainha desenvolvida; dez verticilos protetores que correspondem a cinco sépalas e cinco pétalas. (E) escamas onde são produzidos gametas; nervuras paralelas e bainha reduzida; dez verticilos protetores que correspondem a cinco sépalas e cinco pétalas.

#UFF

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
9

A alternativa que melhor indica qual foi a sensação tateá que a pessoa identificou é:

(D) soros onde são produzidos os esporos; nervuras paralelas e bainha desenvolvida; dez verticilos protetores que correspondem a cinco sépalas e cinco pétalas.

As pteridófitas possuem folíolos férteis e alguns pontos escuros, os soros, eles formam uma estrutura porosa que as pessoas podem sentir bem, já que o tato é sensível.

Já as angiospermas monocotiledôneas possuem nervuras paralelas e algumas bainhas bem desenvolvidas, além das flores com varias pétalas, é bem marcante e permite que uma pessoa que conheça as características plantas possam diferencia-las.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes