O Japão perdeu para a China posto de segunda maior economia do mundo em 2010, após o país registrar um Produto Interno Bruto (PIB) nominal de US$ 5,474 trilhões no ano passado, inferior aos US$ 5,879 trilhões da China. O Japão era a segunda maior economia do planeta desde 1968. A economia japonesa tem atravessado neste início de século XXI uma situação onde *
a) amplia a sua hegemonia industrial e bélica em escala regional, colocando o país como potência mundial.
b) consolida-se com a mais prospera e rica nação asiática, apesar dos indicadores socioeconômicos deficitários.
c) perde espaço para as nações vizinhas uma vez que as antes abundantes reservas de recursos naturais exauriram-se.
d) sofre com a crescente concorrência comercial e industrial de outras nações asiáticas, destaque para a China e a Coreia do Sul.
Soluções para a tarefa
Resposta: Ñ sei
Tmb presciso
Qual é a certa??
O Japão perdeu o posto de segunda maior economia devido à concorrência comercial com países asiáticos (alternativa d).
Depois de grande período de crescimento e estabilidade, a economia japonesa passou a desacelerar a partir dos anos de 1990. Este fato está relacionado com a concorrência com a China e com os Tigres Asiáticos, como a Coreia do Sul. Estes países estão apresentando grande crescimento econômico desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
Apesar disto, o país é a terceira economia mundial e tentar se reorganizar para que a sua economia volte a crescer. O país é pobre em recursos minerais, o que faz com que necessite adquirir matérias primas em outros territórios, pois sua estrutura geológica recente impossibilita a presença significativa de jazidas de minérios.
Embora o país seja dependente de diversos itens básicos, ainda é uma grande referência na produção de tecnologia de ponta que podem influenciar diversas regiões do mundo.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/5730674