História, perguntado por IsraelSouza7498, 1 ano atrás

O italiano Picco della Mirandola foi um importante filósofo humanista do Renascimento dos séculos XV e XVI. Seu livro Sobre a Dignidade do Homem enaltece a importância do ser humano e narra um mito da criação do homem. Segundo o autor, quando decidiu criar o ser humano, o criador já havia utilizado na criação dos outros seres todos os modelos e qualidades de que dispunha. Então, o criador falou assim a Adão: “Se não te conferi um lugar fixo, uma forma que te fosse própria e um dom especial, Adão, foi para que tu mesmo, escolhendo segundo teu desejo e tua determinação o lugar, a forma e o dom que quiseres, possas fazê-los teus. Todos os outros seres receberam uma natureza rigidamente definida e ficaram sob o meu poder, segundo leis previamente estabelecidas. Somente a ti não te prendem laços, exceto tu mesmo, segundo a vontade que te concedo”. Marque a sentença que expressa ideais do Humanismo Renascentista e que é mais adequada ao pensamento de Picco della Mirandola. (A) O ser humano é inacabado e livre e por isso pode se aperfeiçoar. (B) A imperfeição impede o aperfeiçoamento do ser humano. (C) A imperfeição humana o impede de ser livre. (D) A liberdade impede o aperfeiçoamento humano. (E) Somente se fosse perfeito é que o ser humano seria livre.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
59

Olá, tudo bem?


A alternativa correta é a A.


Do trecho do texto trazido na questão, é possível aduzir que o homem nasce livre, uma vez que o criador faz Adão por último e afirma que ele não possui um lugar fixo na terra, ainda dizendo que ele pode fazer todos os dons serem dele e nenhum laço o prende, exceto a ele próprio. Com isso, já temos a afirmativa que o ser humano é livre, por determinação divina, e pode ser aperfeiçoado.


Espero ter ajudado!

Respondido por fredmarcia
13

Resposta:

Alternativa "A"

Explicação:

A resposta está evidenciada no trecho: foi para que tu mesmo, escolhendo segundo teu desejo e tua determinação o lugar, a forma e o dom que quiseres, possas fazê-los teus.

Perguntas interessantes