O isolamento reprodutivo ocorre diante do bloqueio do fluxo gênico, ou transferências de alelos, entre diferentes populações da mesma espécie e limitando a formação de híbridos. Esse bloqueio pode ser feito de diferentes formas ou mesmo por um conjunto delas, como físicas, químicas e hormonais. Diferenças anatômicas, diferentes estações de acasalamento e/ou de comportamento e diferentes ambientes são exemplos de barreiras pré-zigóticas (não houve formação de zigoto), pois impedem a fecundação e a formação de um híbrido viável. [...]
O isolamento descrito nesse texto pode resultar
na alternância do ciclo reprodutivo das espécies.
na infestação de espécies exóticas.
no aumento dos cruzamentos interespecíficos.
no rompimento das relações ecológicas intraespecíficas.
no surgimento de novas espécies.
Soluções para a tarefa
A Alternativa E é a correta. O isolamento reprodutivo pode mudar o fluxo gênico e, consequentemente, gerar isolamento geográfico, evento muito comum na formação de novas espécies.
Isolamento reprodutivo
Na biologia, os mecanismos de isolamento reprodutivo ou barreiras à hibridização são o conjunto de características, comportamentos e processos fisiológicos que impedem membros de duas espécies diferentes de cruzar ou acasalar entre si, produzindo descendentes ou de serem viáveis ou férteis.
Essas barreiras constituem uma fase essencial na formação de novas espécies, uma vez que mantêm características próprias ao longo do tempo devido ao fato de reduzirem, ou impedirem diretamente, o fluxo genético entre indivíduos de espécies diferentes.
Saiba mais sobre Isolamento reprodutivo, aqui:
brainly.com.br/tarefa/34355067
#SPJ1