O islamismo teve significado papel no desenvolvimento das sociedades africanas estabelecendo com elas uma duradoura relação de trocas culturais econômicas e políticas a esse respeito assinale a alternativa que representa todas as informações corretas sobre a presença no Islã na África antes do seculo XVI
Soluções para a tarefa
Olá!
Você esqueceu das alternativas.
a) A difusão do islã ocorreu apenas a partir do litoral da África oriental e deveu-se aos contatos estabelecidos pelos comerciantes árabes chamados kharimis com os povos de etnia shawii que ocupavam as cidades banhadas pelo Oceano Índico.
Falso. A difusão do Islã não tem o perfil apontado por esta assertiva, uma vez que o contato não ocorreu por vias do Oceano Índico.
b) Na África ocidental, a presença do Islã nos antigos Estados de Mali e de Songai deveu-se em grande parte aos contatos estabelecidos e mantidos através do comércio transaariano.
Correto. O cumprimento das rotas comerciais garantiu a expansão do islamismo na região do Mali, no Império de Mali e no Songai.
c) A Núbia e a Etiópia foram submetidas pelos muçulmanos em meados do século VII e ficaram sujeitas ao baqt, instituição imposta pelos vencedores que estipulava a remessa periódica de populações escravizadas para a capital do califado omíada.
Falso. O tratado de Baqt foi estabelecido entre o Egito e a Núbia, não entre a Núbia e a Etiópia.
d) A vitória dos povos soninkê, do poderoso reino de Gana, sobre os muçulmanos no início do século VIII explica por que o islamismo não se difundiu nos territórios situados abaixo do deserto do Saara.
Falso. O islamismo se difundiu em algumas regiões abaixo do deserto do Saara.
e) O Egito permaneceu sob influência cristã até o século X, e até esse momento serviu como núcleo de resistência cristã ao avanço dos muçulmanos provenientes da Península Arábica e da Síria.
Falso. O Egito foi dominado no século VII pelos árabes.