O Islam está presente na África desde o século VII, principalmente no extremo norte e nas regiões banhadas pelas águas do Mar Vermelho e do Oceano Índico. Entretanto, a presença islâmica foi se espalhando ao sul do Deserto do Saara até chegar em regiões tropicais. Ouro, marfim e escravizados eram produtos de interesse dos povos árabes, que levaram sua religião à diversidade étnica e cultural dos africanos. A historiadora Claudia Lima afirma que a disseminação do islamismo na África “resultou, antes de tudo, de ter o Islam aprendido a tolerância, a adaptabilidade, a capacidade de respeitar o modo de viver tipicamente africano das sociedades tradicionais”. Nesse sentido, pesquise informações a respeito da presença islâmica na África, priorizando os fatores que caracterizaram a rápida expansão e a relativamente fácil aceitação do Islam naquele continente
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Resposta:
Juntamente com o Oriente Médio, o sudeste asiático e algumas regiões da Índia, a África vem adquirindo cada vez mais relevância no chamado mundo islâmico.
O islamismo entrou no continente africano a partir dos países da África do Norte, como Marrocos e Egito, e foi uma das primeiras regiões a ser conquistadas pela expansão inicial árabe-islâmica (século VII e VIII). Dos séculos X a XVI, mercadores muçulmanos contribuíram para o surgimento de importantes reinos na África Ocidental, que floresceram graças ao comércio feito por caravanas que, atravessando Saara, punham em contato o mundo mediterrâneo ao das estepes e savanas do Sudão Ocidental e África centro-ocidental.
Perguntas interessantes