O IPCC traz para o holofote da política e da mídia mundiais a produção de uma comunidade científica, suas controvérsias e sua dinâmica interna, algo que não vemos em nenhuma outra parte e que termina por fortalecer seu trabalho, delimitando o objeto acerca do qual a ciência é produzida – a constatação do aquecimento global devido a emissão humana de gases do efeito estufa – e redireciona a pesquisa científica para um propósito comum, que é o de trabalhar para convencer a sociedade a limitar essas emissões. Entre os trabalhos que expressaram uma posição sobre o aquecimento global antropogênico, 97,1% endossaram a posição que defende uma responsabilidade humana sobre as mudanças climáticas e 1,9% a rejeitaram. A discussão sobre este tema está, do ponto de vista dos climatologistas, encerrada. Entretanto 3 casos marcaram de forma traumática os cientistas do clima, sendo eles:
Selecione uma alternativa:
a)
A Guerra Fria; o buraco na camada de ozônio sobre a Antártida e o Relatório Charney sobre o dióxido de carbono.
b)
Os movimentos antimilitares; o escândalo Watergate e a Guerra do Vietnã.
c)
O caso de Benjamin Santer; o taco de hóquei e o "climategate".
d)
A publicação em 1962 de A primavera silenciosa; a criação do Observatório Mundial do Tempo e o terremoto de Fukushima.
e)
A Guerra do Golfo; a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o tsunami na Indonésia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Olá,
Acerca do IPCC, que traz para o holofote da política e da mídia mundiais a produção de uma comunidade científica, temos eventos que marcaram de maneira dramática como se estuda e analisa o clima em nosso planeta.
Pode-se afirmar que os 3 casos marcaram de forma traumática os cientistas do clima são o de Benjamin Santer, ocorrido durante o ano de 1995; o caso do taco de hóquei, durante o ano de 2001; e por último, o “climategate”, ocorrido no ano de 2009 e que envolveu a polêmica troca de e-mails da Climate Research Unity.
Letra C.
Abraços!
Perguntas interessantes