Química, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

O íons cianato (NCO-
), tem três estruturas de Lewis possíveis. (a) Desenhe as
três estruturas de Lewis. (b) Qual a estrutura de Lewis mais importante?
Justifique

Soluções para a tarefa

Respondido por DeltaH
20
Bom dia! Segue anexa a imagem com as três possíveis estruturas de Lewis para o íon poliatômico. Por ter várias estruturas possíveis, verifica-se que o composto sofre ressonância, ou seja, sua estrutura verídica é uma espécime intermediária entre as três. Para descobrir qual a estrutura mais importante, ou seja, a com maior influência sobre o híbrido ressonante, precisamos fazer a checagem das cargas formais, que consiste em:

(1) Atribuir aos átomos todos os seus pares isolados.
(2) Atribuir a cada átomo um dos elétrons das ligações das quais eles participam.
(3) Subtrair do número de elétrons de valência do átomo em questão o número de elétrons a ele atribuídos nos passos 1 e 2, obtendo sua carga formal.

Fazemos a determinação das cargas formais na imagem 2.

A tendência do composto é se aproximar de cargas formais nulas o máximo possível. Isso significa que a terceira estrutura de Lewis pode ser descartada em nossa análise, pois apresenta o maior número de cargas.

Mas e agora? Será a primeira ou a segunda estrutura a mais importante? Ora, ambas têm as mesmas quantidades de cargas formais!

O segredo está na análise de qual átomo tem a carga formal! Se o átomo que tem a carga negativa é o mais eletronegativo do composto, faz mais sentido que ele adquira carga negativa! Já se ele tem a carga positiva e é o mais eletropositivo, faz mais sentido que ele adquira carga positiva. Como o Oxigênio tem eletronegatividade 3,5 e o Nitrogênio 3, faz mais sentido que o Oxigênio adquira carga negativa; logo, a estrutura mais importante para o híbrido de ressonância é a estrutura 2!
Anexos:

Usuário anônimo: 2. O tetrafluoreto de enxofre (SF4) e o trifluoreto de nitrogênio (NF3) são polares ou não polares? Se forem polares, indique os lados positivo e negativo da molécula.
Perguntas interessantes