O íon iodeto reage com o íon hipoclorito (o ingrediente ativo de alvejantes clorados) da seguinte forma: OCl- + l- ---> Ol- + Cl-. Essa reação rápida fornece os seguintes dados:
ME AJUDEM POR FAVOR, PRECISO PARA NOTA!
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
a) Na terceira coluna da tabela, temos a velocidade da reação. A fórmula que determina a velocidade de uma reação é dada por:
V = k * [A]ᵃ * [B]ᵇ
Em que:
V = Velocidade da reação
k = Constante da velocidade da reação
A e B: Concentrações dos reagentes
a e b: Ordem dos reagentes
Chamaremos de A a concentração dos íons OCl⁻.
Chamaremos de B a concentração dos íons I⁻.
Primeiramente, vamos encontrar a ordem de cada reagente. Para encontrar a ordem de um reagente numa reação, precisamos ver como a velocidade da reação varia de acordo com a sua concentração. Portanto, para avaliar a ordem de um determinado reagente, é necessário que o outro permaneça inalterado durante a avaliação.
- Ordem do reagente A
Vamos escolher duas linhas em que a concentração de A foi alterada mas a de B permaneceu constante. As linhas 1 e 2: a concentração de A dobrou, mas a de B não teve alteração. Vimos que nesse caso, a velocidade da reação também dobrou. Assim, quando dobramos a concentração de A, dobramos a velocidade da reação. Como a proporção entre a velocidade e a concentração de A é de 1:1, o reagente A tem ordem 1.
- Ordem do reagente B
Vamos escolher duas linhas em que a concentração de B foi alterada mas a de A permaneceu constante. As linhas 1 e 3: a concentração de B dobrou, mas a de A não teve alteração. Vimos que nesse caso, a velocidade da reação duplicou. Assim, quando dobramos a concentração de B, duplicamos a velocidade da reação. Como a proporção entre a velocidade e a concentração de B é de 1:1, o reagente B tem ordem 1.
Assim, a lei de velocidade para a reação é:
V = k * [OCl⁻]¹ * [I⁻]¹
V = k * [OCl⁻] * [I⁻]
b) Para calcular a constante da velocidade, podemos escolher qualquer linha da tabela e substituir os dados.
Vou escolher a linha 1:
[OCl⁻] = 1,5 * mol/L
[I⁻] = 1,5 * mol/L
V = 1,36 * mol/L
Assim:
1,36 * = k * 1,5 * * 1,5 *
1,36 * = 2,25 * k
k = 0,6 *
k = 60
c) Para calcular a velocidade, basta substituirmos os valores dados no enunciado:
V = 60 * 1,0 * * 5 *
V = 300 *
V = 3 * mol/L
Bons estudos ;)