O íon Fe(CN)6 3- é conhecido por possuir um elétron desemparelhado. O ligante CN- produz um campo forte ou fraco?
Soluções para a tarefa
Olá, pela teoria do campo cristalino, diferentes ligantes influenciam de forma diferente na extensão do desdobramento dos orbitais d no campo octaédrico.
A série
espectroquímica organiza os tipos de ligantes de acordo com sua
força como ligantes.
Ligantes fortes ocasionam em um alto desdobramento de campo (isto é, um alto patamar que separa os orbitais mais estáveis e os menos estáveis).
Ligantes fracos ocasionam em um baixo desdobramento de campo.
A série espectroquímica é
I− < Br < S2- < SCN < Cl < N3-, F- < uréia, OH < ox, O2- < H2O < NCS
< py, NH3 < en < bpy, phen < NO2 < CH3- , C6H5- < CN- < CO
Os ligantes mais fracos são os da esquerda (iodeto e brometo) e os mais fortes da direita (CN- e CO).
Resposta, o CN- é um ligante que produz campo forte, ou seja, uma grande diferença de energia entre os orbitais mais estáveis em energia (orbitais t2g) e os orbitais de mais alta energia (orbitais eg).
Nos complexos de ligantes de campo forte, como a barreira de energia entre os orbitais t2g e eg é muito grande, os elétrons são arranjados de forma que ficam emparelhados nos orbitais de menor energia (orbitais t2g), pois o gasto energético para mantê-los emparelhados é inferior ao gasto para atravessar a barreira de energia necessária para ocupar os orbitais eg.
Então os cinco elétrons do Fe(CN6)3- ocupam apenas os orbitais t2g, de mais baixa energia. Sendo que dois elétrons ficam emparelhados nos orbitais dxy e dxz e o outro fica desemparelhado no orbital dyz.