O íon alumínio é insolúvel em valores de pH intermediários, mas solúvel em valores de pH alto e baixo. Explique o porquê ?
Soluções para a tarefa
O íon alumínio está dentre os elementos pouco solúveis na tabela periódica, o que indica que é preciso um esforço a mais para que essa reação ocorra.
Relação do íon alumínio com a solubilidade:
- Este elemento faz parte da família IIIA da tabela periódica, onde estão localizadas as bases praticamente insolúveis;
- Apresenta pequena quantidade de cátions alumínio e ânions hidróxido em contato com a água;
- Estes valores são considerados para um pH intermediário;
- As alterações extremas de pH promovem a dissociação iônica, levando à solubilidade.
Saiba mais sobre a solubilidade dos elementos químicos:
https://brainly.com.br/tarefa/20789913
#SPJ1
A solução de alumínio é ácida, com uma constante de ionização ácida quase a mesma do ácido acético. A mistura no anti -péptico (antitranspirante) comumente chamado hidrato de alumínio consiste nos sais de cloreto dos dois íons complexos de hidróxido. O alumínio nesses dois compostos desempenha um papel no fechamento dos poros da superfície da pele. A adição de íons hidróxido a íons de alumínio produz um precipitado gelatinoso de hidróxido de alumínio a princípio e depois se dissolve novamente em excesso de hidróxido para formar íons de alumínio. Isso significa que os íons de alumínio são solúveis em pH baixo e alto, mas insolúveis em condições neutras.
Explicação
O elemento Al é muito reativo, tendo um tipo de estado de oxidação +3, de modo que existe apenas um tipo de composto de óxido, o Al₂o₃, e hidróxido Al (OH)₃ que é branco e é pouco solúvel em água. Portanto, se você adicionar uma base à solução de sal de Al, obterá um precipitado gelatinoso branco.
Aprenda mais sobre
Alumínio aqui: https://brainly.com.br/tarefa/42871013
#SPJ10