O investimento em TI precisa ser guiado por uma estratégia organizacional, não apenas por modismos e vontades particulares de determinados gestores. Um planejamento bem elaborado pode fazer com que a TI esteja, efetivamente, alinhada ao negócio da organização, entregando resultados e possibilitando melhorias na produtividade dos colaboradores.
Uma situação que normalmente acontece em ambientes tecnológicos envolve a opção pelo desenvolvimento interno ou pelo desenvolvimento terceirizado. Em outras palavras, é como se a empresa precisasse decidir se desenvolve determinado sistema (ou realiza algum trabalho de TI) internamente ou se contrata terceiros para esta tarefa.
Considere que uma empresa está elaborando seu planejamento estratégico de TI e o seu setor de produção necessita de um novo sistema de informação para gerenciar todo o processo de armazenamento de matéria-prima e a fabricação de novos produtos. O sistema atualmente utilizado não possui as funcionalidades necessárias para que a empresa possa atender com precisão e qualidade os pedidos que recebe. A grande dúvida da organização é se ela deve desenvolver este sistema internamente (com sua própria equipe de TI) ou terceirizar esta atividade para uma empresa especialista em produção de software.
Realize uma pesquisa bibliográfica para compreender melhor as características básicas do desenvolvimento interno de uma organização e as características do terceirizado. Em seguida, liste pelo menos dois benefícios e duas desvantagens para cada uma destas categorias de desenvolvimento.
Soluções para a tarefa
A grande dúvida entre desenvolver este sistema internamente com equipe própria de TI ou terceirizar esta atividade está diretamente ligada aos elementos Custo e à Confiabilidade.
Considerando que a qualidade técnica seria idêntica, qual dos dois custaria menos? Qual dos dois modelos teria maior confiabilidade? A confiabilidade liga-se principalmente à terceirização da criação e manutenção do sistema; havendo confiança na terceirizada e um menor custo, logo ela se torna a melhor opção.
Abraços!
Resposta:
Desenvolvimento interno (benefícios): O custo geralmente é mais baixo se comparado a um projeto terceirizado. Proximidade da equipe de TI com os stakeholders do projeto.
Desenvolvimento interno (desvantagens): Como normalmente os funcionários do departamento de TI possuem outras atribuições, as atividades do projeto de desenvolvimento podem sofrer atrasos. Dependendo do porte e da estrutura organizacional da empresa, a saída de um funcionário, membro do projeto de desenvolvimento, pode causar grandes impactos, especialmente financeiros.
Desenvolvimento terceirizado (benefícios): Como a empresa terceirizadora trabalha com equipes específicas de desenvolvimento, o tempo do projeto tende a ser menor em comparação com o seu desenvolvimento por uma equipe interna. As empresas terceirizadoras normalmente possuem equipes diferentes para o desenvolvimento do sistema, para os testes e para a manutenção/suporte, favorecendo, assim, a qualidade final do produto.
Desenvolvimento terceirizado (desvantagens): Caso a empresa opte por desenvolver partes do sistema com empresas terceirizadoras diferentes, a integração desses módulos pode apresentar dificuldades consideráveis. O custo total do projeto normalmente é maior ao se utilizar empresas terceirizadoras, especialmente em função do tamanho de sua estrutura.
Explicação: