O inverno nuclear
Esforçamo-nos por calcular as consequências climáticas globais de uma guerra nuclear com explosão de bombas de 5.000 megatons, ou seja, entre um terço e metade do poderio dos arsenais estratégicos da U.R.S.S e dos USA. Nessa hipótese, os engenhos nucleares terão atingidos tanto as aglomerações urbanas quanto os objetivos puramente militares, como os depósitos de mísseis, de modo que o bombardeio produzirá ao mesmo tempo fuligem e partículas de poeira. Como consequência imediata a claridade media na zona em questão representaria cerca de 1% de luminosidade habitual em tempo claro. Diversas variedades de plantas estarão praticamente condenadas se forem privadas de luz a tal ponto. E esta escuridão corre o risco de se prolongar, sem dúvida por alguns meses, e talvez por muito mais tempo. É preciso considerar ainda um outro efeito negativo: como, pela força das explosões, desorganiza-se a camada de ozônio que nos protege dos raios ultravioleta, os que atingissem superfície terrestre viriam com intensidade muito maior a que estamos acostumados. Essas irradiações são perigosas para os organismos vivos: as ondas luminosas perturbam particularmente os ácidos nucleicos e as proteínas, isto é, as duas principais moléculas biológicas dos tecidos vivos. Assim, se considerarmos o conjunto de todos esses efeitos _ o frio, a obscuridade, as toxinas químicas produzidas pelo fogo, as precipitações radioativas, o aumento da luz ultravioleta e a universalização do fenômeno (talvez menos grave no hemisfério sul) _, nos encontramos em uma situação nova, em que a própria vida se vê ameaçada no planeta.
O correio. Rio de Janeiro, Unesco / FGV, 1985.
a) Explique, com suas próprias palavras, no que consistiria esse “inverno nuclear”
b) Por que o autor afirma que talvez esses prováveis efeitos de uma guerra nuclear sejam menos graves no hemisfério sul?
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
a) Seria a transfromação do nosso clima, baseado nos problemas causados pelo homem. O inverno nuclear fala sobra a maior participação de raios ultravioleta na terra devido a problemas com a camada de ozônio, provocada por nós e tudo isso geraria efeitos em cascata que lembrariam uma guerra nuclear.
b) Porque a camada de ozônio sofre mais em áreas com grandes poluições, a maior concentração de poluição encontra-se no hemisfério norte e por isso eles podem ser mais afetados, mas o hemisfério sul também seria.
dw510082:
obrigada
Perguntas interessantes